Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Acessos:
Incio do contedo da pgina

Câmara de Graduação

A Câmara de Graduação da Escola de Minas - CGEM, criada por meio da Resolução CUNI nº 1596, de 25 de fevereiro de 2014, é órgão de assessoramento do Conselho Departamental da Escola de Minas/UFOP, e tem por objetivo estudar e propor soluções para as questões acadêmicas relacionadas ao ensino de graduação dos cursos da Escola de Minas;”

ESCOLA DE MINAS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENGENHARIA - 2019

 

Título

Descrição

Arquivo

PARECER por J. D. Cremasco

PARECER - Resolução CNE/CES Nº 02 de 24 de abril de 2019

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Proposta de ORGANIZAÇÃO por J. D. Cremasco

ORGANIZAÇÃO: Uma Base Comum para os Programas de Ensino dos Cursos de Graduação em Engenharia na Escola de Minas

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Normativas citadas

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Constituição da República Federativa do Brasil

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Decreto 9.235, de 17.12.2017

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação,supervisão e avaliação das instituições de educaçãosuperior e dos cursos superiores de graduação e depós-graduação no sistema federal de ensino.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Homologa Parecer CNE/CES Nº 01/2019

Estabelece as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Lei 5.194, de 24.12.1966

Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Lei 9.394, de 20.12.1996

Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Parecer CNE/CES Nº 01, de 23.01.2019

Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Parecer CNE/CES Nº 255, de 02.09.2019

Proposta de alteração da Resolução CNE/CES nº 6/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, em decorrência de expediente encaminhado pela SESu/MEC.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Parecer CNE/CES Nº 608, de 17.12.2018

Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Portaria MEC Nº 1.134, de 10.10.2016

Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para a oferta de disciplinas na modalidade a distância.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CFE Nº 04, de 16.09.1986

Dispõe sobre o mínimo de frequência obrigatória nos cursos superiores 

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CFE Nº 48, de 27.04.1976

Fixa os mínimos de conteúdo e de duração do curso de graduação em Engenharia e define suas áreas de habilitação. Anexos

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ... Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CNE/CES Nº 01, de 06.01.2015

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Geologia, abrangendo os cursos de bacharelado em Geologia e em Engenharia Geológica e dá outras providências.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CNE/CES Nº 02 de 17.06.2010

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CNE/CES Nº 02, de 18.06.2007

Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CNE/CES Nº 02, de 24.04.2019

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CNE/CES Nº 03, de 02.07.2007

Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CNE/CES Nº 07, de 18.12.2018

Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, Plano Nacional de Educação – PNE-2014-2024 e dá outras providências.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CONFEA 1.073, de 19.04.2018

Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CUNI 2.017, de 25.05.2017

Regimento Geral da UFOP 2017 

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução CUNI 435, de 10.09.1998

Regimento Geral da UFOP 1998

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Resolução Nº 02, de 18.06.2007

Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Referencias bibliográficas citadas e consultadas

BNDES/IEDI (2017)

Indústria 4.0: A quarta revolução industrial e os desafios para a indústria e para o desenvolvimento brasileiro

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Edwards et al. (2009)

Achieving competence-based curriculum in Engineering Education in Spain (Proceedings of the IEEE)

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Edwards et al. (2009)

Achieving competence-based curriculum in Engineering Education in Spain

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Eiró & Catani (2011)

Projetos Tuning e Tuning América Latina. Afinando os Currículos às Competências

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Escámez Sánchez (2010)

Ortega y Gasset. Trad. J. G. Perissé. Ed. Massangana.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

González & Wagenaar (2003)

Tunning Educational Structures in Europe

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

González & Wagenaar (2005)

Tunning Educational Structures in Europe: Phase II

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

González & Wagenaar (2003)

Tuning Educational Structures in Europe

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Grahan (2010)

UK Approaches to Engineering Project-Based Learning

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Grahan (2012)

Achieving excellence in engineering education: the ingredients of successful change.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Grahan (2014)

Creating university-based entrepreneurial ecosystems evidence from emerging world leaders

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Grahan (2017)

State of-the-art in World Engineering Education MIT: Outcomes of Phase1 benchmarking study

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Grahan (2018)

State of-the-art in World Engineering Education MIT

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Grahan et al (2009)

Engineering
leadership
education: A snapshot review of international good practice

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Kuhn (1970)

The Structure of Scientific Revolutions

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Ortega y Gasset (1999)

A Missão da Universidade. Ed. UERJ

 

Sakurai & Zuchi (2018)

As revoluções industriais até a Indústria 4.0 (v. 15 n. 2: Revista Interface Tecnológica)

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

 

Squarzoni & Soeiro (2018)

Tunning Educational Structures in Europe. Guidelines and Reference Points for the Design and Delivery of Degree Programmes in Civil Engineering.

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

Referencia bibliográfica complementar

INEP (2010)

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia. Volume 01: ENGENHARIAS

Pdf fundo png & imagem png - Formato De Documento Portátil Ícones ...

 

 

 

Membro

emails

CEAMB

César Falcão Barella

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

COARQ

Clécio Magalhães do Vale

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEMEC

Elisângela Martins Leal

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CECAU

Luciana Gomes Castanheira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CECIV

Carlos Eduardo Ferraz de Mello

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEGEO

Edgar Batista Medeiros Júnior

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEMET

Luiz Cláudio Cândido

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEMIN

José Margarida da Silva

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEPRO

Helton Cristiano Gomes

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEURB

Aline de Araújo Nunes

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Fim do contedo da pgina