Título
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Descrição
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Arquivo
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PARECER por J. D. Cremasco
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PARECER - Resolução CNE/CES Nº 02 de 24 de abril de 2019
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Proposta de ORGANIZAÇÃO por J. D. Cremasco
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ORGANIZAÇÃO: Uma Base Comum para os Programas de Ensino dos Cursos de Graduação em Engenharia na Escola de Minas
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Normativas citadas
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Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
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Constituição da República Federativa do Brasil
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Decreto 9.235, de 17.12.2017
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Dispõe sobre o exercício das funções de regulação,supervisão e avaliação das instituições de educaçãosuperior e dos cursos superiores de graduação e depós-graduação no sistema federal de ensino.
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Homologa Parecer CNE/CES Nº 01/2019
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Estabelece as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia.
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Lei 5.194, de 24.12.1966
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Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.
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Lei 9.394, de 20.12.1996
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Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
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Parecer CNE/CES Nº 01, de 23.01.2019
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Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia
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Parecer CNE/CES Nº 255, de 02.09.2019
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Proposta de alteração da Resolução CNE/CES nº 6/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, em decorrência de expediente encaminhado pela SESu/MEC.
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Parecer CNE/CES Nº 608, de 17.12.2018
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Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira.
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Portaria MEC Nº 1.134, de 10.10.2016
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Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para a oferta de disciplinas na modalidade a distância.
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Resolução CFE Nº 04, de 16.09.1986
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Dispõe sobre o mínimo de frequência obrigatória nos cursos superiores
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Resolução CFE Nº 48, de 27.04.1976
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Fixa os mínimos de conteúdo e de duração do curso de graduação em Engenharia e define suas áreas de habilitação. Anexos
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Resolução CNE/CES Nº 01, de 06.01.2015
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Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Geologia, abrangendo os cursos de bacharelado em Geologia e em Engenharia Geológica e dá outras providências.
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Resolução CNE/CES Nº 02 de 17.06.2010
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Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006.
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Resolução CNE/CES Nº 02, de 18.06.2007
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Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
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Resolução CNE/CES Nº 02, de 24.04.2019
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Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
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Resolução CNE/CES Nº 03, de 02.07.2007
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Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
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Resolução CNE/CES Nº 07, de 18.12.2018
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Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, Plano Nacional de Educação – PNE-2014-2024 e dá outras providências.
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Resolução CONFEA 1.073, de 19.04.2018
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Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia.
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Resolução CUNI 2.017, de 25.05.2017
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Regimento Geral da UFOP 2017
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Resolução CUNI 435, de 10.09.1998
|
Regimento Geral da UFOP 1998
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Resolução Nº 02, de 18.06.2007
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Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
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Referencias bibliográficas citadas e consultadas
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BNDES/IEDI (2017)
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Indústria 4.0: A quarta revolução industrial e os desafios para a indústria e para o desenvolvimento brasileiro
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Edwards et al. (2009)
|
Achieving competence-based curriculum in Engineering Education in Spain (Proceedings of the IEEE)
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Edwards et al. (2009)
|
Achieving competence-based curriculum in Engineering Education in Spain
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Eiró & Catani (2011)
|
Projetos Tuning e Tuning América Latina. Afinando os Currículos às Competências
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Escámez Sánchez (2010)
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Ortega y Gasset. Trad. J. G. Perissé. Ed. Massangana.
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González & Wagenaar (2003)
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Tunning Educational Structures in Europe
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González & Wagenaar (2005)
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Tunning Educational Structures in Europe: Phase II
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González & Wagenaar (2003)
|
Tuning Educational Structures in Europe
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Grahan (2010)
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UK Approaches to Engineering Project-Based Learning
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Grahan (2012)
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Achieving excellence in engineering education: the ingredients of successful change.
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Grahan (2014)
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Creating university-based entrepreneurial ecosystems evidence from emerging world leaders
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Grahan (2017)
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State of-the-art in World Engineering Education MIT: Outcomes of Phase1 benchmarking study
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Grahan (2018)
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State of-the-art in World Engineering Education MIT
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Grahan et al (2009)
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Engineering
leadership
education: A snapshot review of international good practice
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Kuhn (1970)
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The Structure of Scientific Revolutions
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Ortega y Gasset (1999)
|
A Missão da Universidade. Ed. UERJ
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Sakurai & Zuchi (2018)
|
As revoluções industriais até a Indústria 4.0 (v. 15 n. 2: Revista Interface Tecnológica)
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Squarzoni & Soeiro (2018)
|
Tunning Educational Structures in Europe. Guidelines and Reference Points for the Design and Delivery of Degree Programmes in Civil Engineering.
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Referencia bibliográfica complementar
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INEP (2010)
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Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia. Volume 01: ENGENHARIAS
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