Engenharia da EM constrói carro off-road para competição nacional

• Publicado: Terça, 24 de Março de 2015, 15h13

Edione Abreu

Desenvolver um veículo off-road, monotripulado, para realização de atividades esportivas radicais (enduros), aliar teoria e prática, experiência de trabalho em equipe e a construção de um projeto bem elaborado, visando um produto (carro) competitivo, com ótima relação custo benefício e de interesse mercadológico. Estes são alguns dos objetivos do projeto BAJA UFOP, coordenado pelo Departamento de Engenharia de Controle e Automação (DECAT).

O  projeto BAJA é realizado por alunos e professores da engenharia da Escola de Minas, sob coordenação do professor Paulo Henrique Vieira Magalhães. A equipe surgiu em abril de 2012, assim denominada pela sociedade de engenheiros da mobilidade (SAE).

Carro “Sofrência” durante competição no interior de São Paulo. Foto: divulgação.

O estudante de engenharia de Controle e Automação e capitão da equipe, Mateus dos Santos Pires, explica que o BAJA possibilita a prática do conhecimento adquirido em sala de aula e agrega mais conhecimento  técnico que surge com os desafios. “Tem implicação na parte postural e pessoal do profissional em formação, além de proporcionar um contato expressivo com empresas patrocinadoras e fornecedoras”, enfatiza Mateus.

Após passar por várias etapas e competições regionais, a equipe BAJA UFOP participou da 21ª edição nacional BAJA SAE Brasil, realizada em  Piracicaba (SP), no início do mês de março. O evento ocorre anualmente e  reúne estudantes de engenharia de todo o país, representado suas respectivas instituições de Ensino Superior.

Equipe maraca presença durante a 21ª edição BAJA SAE Brasil. Foto divulgação.

Ficou interessando no projeto? Então fique atento: de acordo com os coordenadores, em abril deve ser realizado o processo seletivo para admissão de novos integrantes à equipe BAJA UFOP. Ainda segundo Mateus Santos, um dos próximos desafios da equipe será a etapa sudeste do BAJA SAE Brasil, que  reunirá 30 carros off-road em Sarzedo (MG).

Para ficar por dentro das atividades do BAJA UFOP  siga a página do grupo no Facebook.