Incio do contedo da pgina

Abertura do XV Simpósio do REDEMAT movimenta Escola de Minas no centro histórico

• Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 15h29

Edione Dias Abreu

Palestras, apresentações de dissertações, defesas de teses e propostas de mestrado e doutorado foram algumas das atividades que movimentaram a abertura do XV Simpósio da Rede Temática em Engenharia de Materiais (REDEMAT). O Evento, que está sendo realizado na Escola de Minas/UFOP, na Praça Tiradentes, termina hoje, terça.

No primeiro dia do evento (27), além de apresentações de dissertações, na parte da tarde foram apresentadas palestras pelo Prof. Dr. Jorge Alberto Soares Tenório (pesquisador 1ª do CNPQ* e professor colaborador da REDEMAT), Luciana Boaventura Palhares (doutoranda da REDEMAT), Engenheiro Nilton Fernandes Lima (ITA CTA), Prof. Dr. Adilson Rodrigues da Costa (professor da REDEMAT e presidente da A³EM), Dr. Romero Machado Corrêa (presidente da Vetorial Siderúrgica Ltda. e ex-aluno da Escola de Minas) e Prof. Dr. Cristovam Paes de Oliveira (presidente executivo da Fundação Gorceix, colaborador e um dos idealizadores da REDEMAT).

A palestra do Professor Cristovam foi sobre “A Fundação Gorceix e sua relação com o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do país”.

Dr. Romero Machado Corrêa apresentou palestra em que, baseado em seus 53 anos de vida profissional, fez diversas observações e orientações aos mestrandos e doutorandos sobre “aspectos pragmáticos e nada teóricos”, conforme suas palavras.

O coordenador do REDEMAT, professor Paulo Santos Assis, ressalta a importância do evento para divulgar as pesquisas, que estão sendo produzidas por alunos e professores durante a pós-graduação. “A ideia é mostrar a força da Escola Minas no sentido de desenvolvimento e tecnologia”, explica Santos.

De acordo com o coordenador, a REDEMAT tem o compromisso, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de promover o Simpósio anualmente. Para ele, isso mostra o engajamento da Escola de Minas em termos de desenvolvimentos tecnológico e social para a região.

Para mais informações, confira a programação.

REDEMAT

A Rede Temática em Engenharia de Materiais foi criada oficialmente em 1995. A iniciativa surgiu por meio de convênio firmado entre a Escola de Minas e o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente, é considerada como um dos mais importantes programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais no País.

O Simpósio teve a sua primeira edição em 2000, dois anos depois da primeira defesa de dissertação de mestrado do departamento. Desde então, é realizado todos os anos no mês de abril. O evento conta com a participação de todos os mestrandos e doutorandos inscritos no programa.

Fim do contedo da pgina