Oportunidade para estudar no exterior

• Publicado: Terça, 12 de Mai de 2015, 14h57
  • Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2015, 11h15

Isabela Porto

Uma oportunidade para quem quer estudar fora do país é aproveitar os diversos convênios que os Institutos Federais de Ensino Superior têm com Universidades Internacionais, possibilitando ao aluno vivenciar uma experiência no exterior.

O convênio atende estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, que já tenham cumprido integralmente o primeiro e o segundo períodos do curso (20% da carga horária) e possuam coeficiente 6,5 (sem reprovações) e 7 (com reprovações). A mobilidade pode ser feita, também, entre Instituições Federais de Ensino Superior dentro do Brasil.

Nacional ou internacional, a mobilidade acadêmica contribui para abertura de horizontes, conhecimento de outras culturas e novas vivências e para que o aluno tenha uma formação diferenciada com o aperfeiçoamento de um idioma estrangeiro (no caso da mobilidade internacional). Sem dúvida é uma experiência única e de muito aprendizado.

Neste semestre, a Escola de Minas está recebendo uma aluna de Mobilidade Acadêmica, Anny Giuliana Graciano Riveros, colombiana e estudante do 7º período de Engenharia Civil.

Anny, 22 anos, veio da cidade de Meredini e sempre quis estudar em outro país e conhecer o ensino do seu curso em outra cultura. Dessa forma, quando a oportunidade de vir ao Brasil apareceu, Anny logo preparou os documentos e torceu para que desse certo.

Ela chegou à Escola de Minas em fevereiro e fica até julho deste ano, e comenta que está gostando muito da Universidade, do ensino e dos professores, que são todos muito atenciosos e prestativos.

No site do CAINT, Coordenadoria de Assuntos Internacionais, você pode conhecer as universidades conveniadas com a UFOP, quais oferecem os cursos de engenharia e arquitetura e como se inscrever.