Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

• Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 07h44
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 07h44

Isabela Porto

As inscrições de projetos para a edição 2015 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia estão abertas até o dia 7 de março.

A temática da premiação deste ano é “Inovação e empreendedorismo”, podendo participar estudantes, pesquisadores e equipes dos países membros e associados ao Mercosul (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

As modalidades são: Iniciação Científica, para alunos de ensino médio e técnico, incluindo educação de jovens e adultos (EJA), com até 21 anos; Estudantes Universitários, sem limite de idade; Jovem Pesquisador, para graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores com, no máximo, 35 anos; Integração, para equipes com representantes de mais de um país. Nesta edição, uma categoria foi adicionada, a de Pesquisador Sênior, que engloba graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, a partir de 36 anos.

Interessou-se? Confira o regulamento completo e faça sua inscrição no site http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct/regulamento

Sobre o Prêmio

Criado em 1998, inicialmente a premiação recebeu o nome de Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores. O Prêmio, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Os objetivos da premiação são reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, pesquisadores e equipes que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do subcontinente e que incentivem a realização de pesquisa e inovação no Mercosul.

Os ganhadores recebem prêmios em dinheiro, troféus, placa de menção honrosa, além de publicação do trabalho em livro.