Agricultura familiar é foco na Universidade

• Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 19h38

UFOP realiza o I Encontro da Agricultura Familiar voltado para o pequeno produtor rural

Monique Torquetti

O I Encontro da Agricultura Familiar, realizado no dia 19 de fevereiro, foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). Participaram também os Departamentos de Engenharia de Produção e de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Minas.

O evento marcou o início das atividades, na UFOP, do Programa Agricultura Familiar, que visa a estimular o desenvolvimento social nos municípios e o consumo consciente. A ideia da criação e implantação do Programa surgiu depois da publicação pelo Governo Federal do decreto nº 8.538, que prevê um percentual mínimo de utilização de produtos dos pequenos produtores rurais pelos órgãos de administração pública.

Assim, 30% dos alimentos consumidos no Campus de Ouro Preto e Mariana serão adquiridos dos pequenos produtores da região. A UFOP irá fornecer apoio técnico a eles e, ainda no primeiro semestre de 2016, fará a chamada pública para a participação deles como fornecedores.

Responsável pela organização do Encontro, o professor de Arquitetura e coordenador do Programa de Agricultura Familiar da UFOP, Mauricio Leonard, ressalta que outras ações serão desenvolvidas ainda em 2016 e haverá geração de renda para esses agricultores.

NUPEDS

Durante o Encontro foi criado o Núcleo de Professores e Alunos Interessados na Causa da Alimentação Saudável e Saúde (NUPEDS), através do qual serão realizadas pesquisas relacionadas ao assunto. O NUPEDS é integrado por alunos e professores de diversos cursos, como Engenharia de Produção, Arquitetura, Medicina, Ciências Biológicas, entre outros. O grupo ficará responsável também por realizar outras edições do Encontro de Agricultura Familiar, além de outras ações relacionadas no decorrer do ano.