Aluno da EM conduz Tocha Olímpica em Ouro Preto

• Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 08h43
  • Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2016, 12h48

Danielle Campez

Aluno Matheus XavierAluno Matheus Xavier. Foto: Divulgação.

O revezamento da Tocha Olímpica teve início no começo do mês e após 37 cidades, chegou a Ouro Preto na sexta (13). Moradores e turistas ocuparam as ruas na expectativa de ver o fogo olímpico passando pela cidade. O clima dos Jogos Olímpícos estava espalhado pelas ladeiras da cidade histórica em um percurso de 19 pontos, terminando na sacada do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, com muita música e festa.

Dentre os condutores oficiais, Mateus Xavier é ex-aluno de Engenharia Cívil da Escola de Minas e mestrando no Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas (Nugeo). Com muita emoção, o Engenheiro Civil, conta que poder compartilhar o espírito olímpico com tantas outras pessoas foi sensacional. Ele ainda explica que foi convidado a carregar a tocha devido a sua página no Facebook "Meu amigo diabetiquinho". Lá, o mestrando fala sobre sua experiência com o diabetes, que rapidamente ganhou muitas visualizações. “Nos vídeos eu falo sobre tudo que passei ao longo da minha vida, detalhe por detalhe. Foi então que várias pessoas começaram a me enviar mensagens e resolvi criar a página pra poder compartilhar com essas pessoas tudo que eu sabia: novos tratamentos, sintomas de descontrole, receitas diet e por aí vai”, relata.

Além de Mateus, outros quatro condutores da tocha são membros da comunidade acadêmica da UFOP: a aluna de Educação Física Lourdes Fernandes, ou Lurdinha como é conhecida; o aluno de Educação Física Bruno Pedroso; o professor de Educação Física, Paulo Ernesto Antonelli; e o professor do curso de Museologia, Gilson Antônio Nunes. Os participantes foram selecionados a partir de indicações da comunidade, no ano passado.

Após a passagem por Ouro Preto, a Tocha Olímpica seguiu para Itabirito e terminou o dia no Instituto Inhotim, em Brumadinho - MG.