Semana de Estudos da Escola de Minas é palco de aprendizado

• Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 13h38
  • Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2016, 15h14

Carol Antunes e Danielle Campez

Com intuito de apresentar aos estudantes diversos cenários do mercado de trabalho, pesquisa e tecnologia, a Semana de Estudos da Escola de Minas começou no dia 30 de maio e vai até o dia 3 de junho. Como a parte teórica é evidência nas salas de aula, o evento traz a oportunidade para os alunos experimentarem e terem um contato mais direto com a prática. Realizado anualmente pelos cursos de Engenharia e Arquitetura da Escola de Minas, a Semana é esperada pelos discentes com a expectativa de ter novas experiências e trocas de saberes.

Marco Antônio Bragante Filho é estudante do 8º período de Engenharia Geológica e presidente da Sociedade de Intercâmbio Cultural e Estudos Geológicos (SICEG). Para o estudante, que está trabalhando pelo segundo ano trabalhando na organização do evento, é sempre ótimo participar da Semana, principalmente, pela oportunidade de entrar em contato direto com os palestrantes das empresas. “A gente conhece, conversa, leva para almoçar e acaba criando um laço. E isso, para o futuro profissional, é extremamente importante”, conta.

Trabalhando na comissão de palestras, Marco explica que não há um tema geral para a escolha do que será abordado. A ideia é que abranja vários setores (no seu caso, da geologia), tornando o programa multidisciplinar. Apesar de a crise ter dificultado patrocínios e algumas regalias, Marco confessa que “quanto à qualidade das palestras, se não estiver melhor, está igual ao ano passado. A qualidade não caiu”, completa.

A estudante de engenharia civil, Rairane Aparecida Miranda Barreto, que também está na organização do evento como membro do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC), sente a diferença de estar na produção ao invés de estar como participante e, assim como Marco, evidencia o contato com os profissionais. “Estou achando muito bom, o mais interessante é ter contato direto com os palestrantes e com as empresas. Na organização, você acaba criando um contato que não tem quando é apenas aluno participante. Eles passam informações a mais nas conversas fora da palestra… é um ambiente diferente, com uma conversa mais informal e que acaba gerando resultados”, vibra.

Apesar do privilégio de estar na organização, quem está do lado de fora também aproveita e absorve muito conhecimento.

As palestras específicas para cada curso ajudam os alunos a descobrirem qual área pretendem seguir. A que mais despertou o interesse da aluna de Engenharia Civil, Camila Coelho, foi a do professor Ricardo André Fiorotti Peixoto: “Barragens: o que fazer com os rejeitos da mineração”. “Esse ano teve um enfoque maior em barragens, devido ao que aconteceu em Mariana, então a gente vê que no mercado só se está falando disso. Tanto que a maioria das palestras foi nessa área e eu gostei muito dessa em especial”, analisa.

Ainda na temática sobre barragens, o Engenheiro de Recursos Hídricos da empresa Pimenta de Ávila, Lorêdo Vianini, ministrou a palestra “Ruptura hipotética de barragens”. Em sua apresentação, abordou a ruptura de barragens e falou, como estudo de caso, sobre a ruptura hipotética da Barragem da Pampulha. Segundo Vianini, o tema é de interesse geral das pessoas e facilitou para que fizesse uma boa palestra. Para ele, “do lado do palestrante, é importante a participação para lembrar o nome da empresa que tem toda a tradição de fazer as palestras no evento da Universidade”.

Para abranger um pouco sobre outro assunto importante, como o Processamento Mineral, a Engenheira de Minas e representante do grupo GERDAU, Juliana Freitas, falou sobre a história da empresa na mineração, o beneficiamento mineral, alguns desafios para os próximos anos e alguns antagonismos também. Hoje engenheira, mas com a experiência de quem já foi aluna, ela acredita na importância do evento para os estudantes enxergarem a aplicação da teoria na prática. “Enxergar o que uma empresa busca em seus profissionais é uma oportunidade ímpar para os estudantes começarem a se antenar no que o mercado está buscando. Essa integração escola-empresa é extremamente importante para ambas as partes e de um evento como esse a gente pode sair até com um proposta de estágio”, considera.

O estudante do 8º período de Engenharia Ambiental, Renan Pedrosa Fonseca, já participou de muitas semanas de estudo e sempre gosta muito. Veterano no evento, o aluno acredita na importância de participar, tanto para quem está formando quanto para quem chega. “É interessante para o pessoal que está chegando ter uma visão geral do curso. Às vezes tem uma palestra específica e quem está começando a faculdade pode ficar um pouco perdido, mas se prestar atenção dá para ter uma noção do que vai querer focar no curso e até na carreira”. Renan destaca ainda a oportunidade de interação dos calouros com todos os estudantes das engenharias que também participam do evento.

A Semana de Estudos da Escola de Minas acaba hoje (03/06). Confira aqui a programação completa.