Atlética da EM-UFOP: campeã geral do Engenharíadas Mineiro

• Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 10h08
  • Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 10h33

Danielle Campez

A equipe Atlética da Escola de Minas foi a grande campeã do Engenharíadas Mineiro de 2016, competição esportiva universitária realizada anualmente. Dela participam as Associações Atléticas Acadêmicas dos cursos de Engenharia de Minas Gerais e agremiações convidadas de outros estados. Esse ano, em sua 4ª edição, o Engenharíadas Mineiro foi realizado em Ipatinga/MG, no período de 26 a 19 de maio, e contou com participação de 16 Associações Atléticas na série A e 10 na série B, disputando 24 modalidades, que reuniram cinco mil atletas. A UFOP foi campeã geral da série B.

O presidente da Atlética Martelada da Escola de Minas e aluno de Engenharia Civil, Vitor Eduardo Piagge, vê o torneio como uma forma de integração e bem-estar do aluno. Segundo ele, “todos os participantes desse ano abraçaram a causa do esporte universitário e pretendem se engajar cada vez mais com o movimento, que vem crescendo ano após ano”. Além disso, ele destaca que a procura para treinos aumentou consideravelmente em todas as modalidades - coletivas e individuais. “Fato que reflete diretamente na saúde e disciplina do estudante”, completa.

É o caso da aluna de Engenharia Mecânica, Natália Piccinini Fabro, que fez parte das equipes campeãs de Basquete e Futsal. No Futsal, a equipe conquistou o ouro e no Basquete, a prata. Além disso, Natália conquistou o título de melhor jogadora no Basquete, no primeiro jogo. Para ela, a prática de qualquer esporte ensina a ter disciplina e respeito com o próximo, por ser praticado muitas vezes, em equipe. “Além de fazer com que os alunos da universidade tenham uma atividade educativa, afastando-os um pouco de práticas comuns entre os jovens, tais como uso de drogas e bebidas alcoólicas”, analisa.

A UFOP, uma das fundadoras da competição, no ano passado foi rebaixada para a série B, que disputou este ano. Segundo Vitor Eduardo, a partir disso, houve a reestruturação de toda a Atlética, tanto na parte esportiva quanto na administrativa, e estabeleceram como meta voltar para a Série A. A reestruturação deu resultado, pois o objetivo foi alcançado e a UFOP está de volta para a Série A. “Uma delegação com aproximadamente 300 pessoas, formada por atletas, diretores e assessores, participou do torneio. Com louvor, conquistamos o título de Campeão Geral da série B – superando, inclusive, em pontuação o campeão da série A, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que conta com aproximadamente 8 mil alunos de Engenharia”, ostenta.

Em contrapartida, Vitor acredita que se a Universidade fornecesse mais suporte para o aluno se envolver mais com o esporte, os resultados seriam ainda mais expressivos. Ele acredita, ainda, que a UFOP pode ganhar mais do que alguns troféus guardados na sala do Centro Desportivo e da Escola de Minas. “O desenvolvimento do esporte universitário pode trazer inúmeros benefícios não apenas para a comunidade estudantil, mas também para a ouro-pretana”, finaliza.

Confira os prêmios conquistados pela Atlética Martelada da Escola de Minas no Engenharíadas Mineiro 2016 - série B:

Peteca Masculino

Peteca  Feminino