4º Conferência da Cidade de Ouro Preto conta com professores da Escola de Minas

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 09h34
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2016, 18h32

Propostas para a melhoria da qualidade de vida de Ouro Preto serão discutidas durante a Conferência

Carol Antunes

Para discutir sobre os assuntos relevantes da cidade e debater propostas e soluções para a melhoria de Ouro Preto, o Conselho Municipal de Políticas Urbanas promove a 4ª Conferência da Cidade de Ouro Preto. O evento, que será no dia 24 de junho, das 12h às 21h, na Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, conta com a participação de professores da Escola de Minas – UFOP.

Com o tema “Função social da cidade e da propriedade: por uma nova matriz econômica e social”, os trabalhos contam com quatro grupos de discussão:

• Saneamento Ambiental, com a participação do ex-professor do departamento de Engenharia Civil, Jorge Adílio, e do Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e professor do Departamento de Engenharia Ambiental, Alberto Freitas Castro Fonseca.
  • Mobilidade e Acessibilidade, com a participação do chefe de escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Ouro Preto, André Macieira, e pela integrante do Ruaviva - Instituto da Mobilidade Sustentável, Patrícia Moreira.
  • Política Municipal de Habitação e Regulação Fundiária, com a presença do arquiteto Rodrigo Brogna e do procurador jurídico da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Celso Carvalho.
  • Planejamento Urbano e revisão do Plano Diretor, com a presença da arquiteta da Prefeitura Municipal de Ouro preto, Camila Lopes, e da arquiteta Adelaide Dias.

O evento é destinado à participação da sociedade civil, cidadãos, autoridades e gestores públicos, que irão debater propostas e soluções voltadas à realidade de Ouro Preto. Por isso, a Conferência é aberta ao público em geral. É necessário fazer o pré-credenciamento por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A participação só será efetivada com o credenciamento e recebimento do material no dia da Conferência, de 12h às 13h30.

Objetivos:

• Propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e ao Desenvolvimento Urbano;
  • Sensibilizar e mobilizar a sociedade ouro-pretana para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município no tocante ao Desenvolvimento Urbano e à Qualidade de Vida;
  • Propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre a função social da cidade e da propriedade;
  • Propiciar e estimular a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano no município;
  • Indicar prioridades de atuação para o Poder Público municipal no tocante ao Desenvolvimento Urbano e à Qualidade de Vida.

Confira a programação:

12h às 13h30: Credenciamento

13h30: Mesa de Abertura

14h: Leitura e aprovação do Regimento da 4a Conferência da Cidade de Ouro Preto

15h: Mesa com o tema: "Função social da cidade e da propriedade: por uma nova matriz econômica e social"

15h40: Tribuna livre

17h10: Intervalo e café

17h30: Grupos de Trabalho (Saneamento ambiental; Mobilidade e acessibilidade; Política Municipal de Habitação e Regulação Fundiária; Planejamento Urbano e revisão do plano diretor).

19h: Plenária final de aprovação das prioridades e encerramento da conferência

21h: Encerramento