Sociedade de Geofísica Aplicada da EM-UFOP é destaque no Boletim da Sociedade Brasileira de Geofísica

• Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 11h58
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 18h08

SGA é destaque em publicação nacional da área

Fernando Lucas de Souza Ribeiro

A Sociedade de Geofísica Aplicada (SGA), entidade estudantil da Escola de Minas, foi destaque no último boletim da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), realçando a sua participação na 38ª Assembleia Geral Ordinária da SBGf, realizada em Ouro Preto, no final de 2016. A edição de número 98 do boletim parabeniza a entidade pela exposição, durante o evento,  de painéis com mapas geofísicos inéditos do Brasil e pelas atividades de campo, extensão, pesquisa e de cunho acadêmico.

Sem fins lucrativos, a SGA é filiada à Society of Exploration Geophysicists (SEG) – Sociedade Internacional de Geofísica Aplicada e visa a despertar o interesse da comunidade acadêmica por assuntos relacionados à geofísica e suas aplicações práticas, realizar atividades de cunho científico aplicado e promover a interação e cooperação entre os amantes da geofísica como ciência.

Em 2014, com a identificação de um cenário de aumento da demanda por trabalhos de geofísica na área de prospecção mineral na região de Ouro Preto e com poucos profissionais com ênfase nesta especialização, o atual Diretor da Escola de Minas, o prof. Dr. Issamu Endo, decidiu estimular a criação de uma entidade com esse fim.

No ano seguinte, um grupo de estudantes se reuniu sob a tutela da Prof.ª Drª. Maria Sílvia Carvalho Barbosa e começou efetivamente os trabalhos como SGA. No primeiro ano de atividades, realizou-se o Workshop de Geofísica da Escola de Minas e vários cursos lecionados pela professora coordenadora Maria Sílvia, para a capacitação dos membros fundadores.

Segundo a professora Maria Silvia, “o objetivo principal da Sociedade é sempre divulgar esta ciência, que ainda é pouco utilizada na mineração, mas comum na indústria petrolífera, tornando-a uma rotina nos trabalhos geológicos. Visa ainda à consolidação da Sociedade perante o mercado e a capacitação dos membros na aplicação dessa ciência por meio de cursos teóricos e práticos”.

SGA no SBGf

Atividades

Em 2016, a SGA promoveu o evento Café Geofísico, com a finalidade de estimular os profissionais acadêmicos das áreas relacionadas à geofísica a realizar palestras direcionadas aos estudantes da Escola de Minas. O evento promoveu a integração entre os palestrantes e os estudantes, que têm o mesmo interesse sobre os trabalhos em aplicações de geofísica.

A próxima edição do evento será no dia 06 de março deste ano.

É também realizado periodicamente o Workshop de Geofísica da Escola de Minas, com os mesmos objetivos de despertar o interesse por assuntos relacionados à ciência e suas aplicações, estimular a interdisciplinaridade e aproximação entre cursos, incrementar a discussão sobre a aplicação de métodos geofísicos na pesquisa mineral e suas vantagens.

O workshop é realizado periodicamente e sua próxima edição será no período de 25 a 27 de maio deste ano.

Funcionamento da SGA

A entidade conta com 20 membros dos cursos de Engenharia Geológica, de Minas e Civil, divididos nos cargos de Presidência, Vice-presidência, Tesouraria, Secretaria, Diretorias de Projetos, de RH e de Comunicação.

Os integrantes da SGA podem aumentar seus conhecimentos em geociências, aprender sobre cooperação institucional, construir laços entre a nova geração de geocientistas com geofísicos e empresas da área. Além disso, esses estudantes passam pela experiência de organizar e participar de eventos relacionados, como simpósios e workshops.

Para participar da SGA, basta ser aluno da UFOP, independentemente do curso frequentado, desde que haja interesse pela geofísica como ciência e que participe do processo seletivo organizado pela diretoria de Recursos Humanos da SGA. Quem se interessar em fazer parte da SGA deve aguardar o edital de seleção que é divulgado na página da Sociedade no Facebook.

Equipe SGA no Simpósio Brasileiro de Geofísica

Projetos

A SGA também participa de projetos sociais, como o Lacre do Bem, idealizado pela adolescente Julia Macedo, de 12 anos, em 2013, através do qual são recolhidos lacres de latinhas de alumínio e, com a sua reciclagem, adquirir cadeiras de rodas que serão doadas para pessoas e instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida.

A entidade participa do projeto coletando lacres de alumínio em pontos estratégicos de Ouro Preto para a aquisição de cadeiras de rodas para o Lar São Vicente de Paula, que abriga idosos carentes. Os integrantes da SGA ressaltam a importância do projeto, já que  a pequena ação de cada um de nós, como recolher um lacre, pode ajudar a quem necessita.

A SGA também apoia e organiza, junto com a SBGf (Sociedade Brasileira de Geofísica), a exposição interativa “O que é Geofísica”. O objetivo é difundir a geofísica, levar novos conhecimentos ao público em geral e estimular os jovens a se interessarem pelas geociências. Esta atividade estará disponível em breve no Museu da Escola de Minas, na Praça Tiradentes.