Grande Prêmio de Carrinho de Rolimã

• Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 12h23
  • Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2017, 12h23

Publicado por: Airton José da Silva Neto

Os ases das descidas nas ladeiras em alta velocidade nos antigos carrinhos de rolimã estão convidados a participar do “Grande Prêmio de Carrinho de Rolimã”. Da competição, promovida pela Diferencial E.J junto ao CAEMEC (Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica) podem participar alunos da UFOP e do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais).

A disputa épica, que fará muita gente relembrar a infância, será no “Morro do Mirante”, no dia 25 de junho de 2017, com início às 8h. As inscrições são feitas apenas no CAEMEC, localizado na Escola de Minas – UFOP, do de 22 a 31/05, e no IFMG, de 01/05 ao 09/06. A competição será por equipe, que deverá pagar R$ 25,00 pela inscrição.

O Regulamento está disponível em: link, e sua leitura é de caráter OBRIGATÓRIO! O não cumprimento dos requisitos nele expostos acarretará a desclassificação da equipe.

Curiosidade sobre o carrinho de rolimã

Não se sabe ao certo a origem. Ao que tudo indica os primeiros exemplares foram construídos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no final da década de 1960 e começo da década de 1970. Isso se explica pelo fato de serem as primeiras cidades a terem ruas asfaltadas e topografia íngreme.

A construção do brinquedo, utilizado pelas crianças mais pobres, era artesanal, feita com ferramentas simples, tais como martelo e serrote. O material utilizado eram os rolamentos, conhecidos como rolimãs, obtidos em oficinas, que faziam manutenção dos carros da época, e madeira, sobra de tábuas utilizadas em obras. (Fonte: www.aultimainfanciafeliz.com.br)