III Workshop de Geofísica da Escola de Minas

• Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 15h33
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 14h00

Nos dias 3 a 6 de abril, o Departamento de Geologia (DEGEO) recebeu o III Workshop de Geofísica da Escola de Minas, com o tema “Perspectivas da Aplicação Geofísica”. Cerca de 100 participantes, o dobro do número de inscritos no ano anterior, estiveram presentes no Workshop, que promoveu palestras sobre a aplicação da geofísica em vários cenários como geofísica aplicada a barragens e às rochas ornamentais, área de petróleo e gás, análise do mercado para Geociência e o ponto de vista de vários profissionais da área acerca das perspectivas para a profissão.

O Workshop de Geofísica da Escola de Minas é promovido pela Sociedade de Geofísica Aplicada (SGA) e contou com o patrocínio da Fundação Gorceix, Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) e Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGF), além do apoio do Instituto Inovatte, Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), Sociedade de Geofísicos de Exploração (SEG), Escola de Minas e UFOP para realização do evento.

Durante o evento, foi prestada uma homenagem ao principal incentivador da Geociência no DEGEO, o Prof. Antonino Borges, pela Prof.ª Maria Sílvia Carvalho Barbosa. Além das palestras, os estudantes participaram de um minicurso sobre radiometria, ministrado pela Prof.ª Maria Sílvia e pelo ex-aluno da Escola de Minas, Luís Souza, Engenheiro Geólogo da Ral Projetos.

Sobre a SGA

A entidade, fundada em 2015, é composta por alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob orientação da Profa. Dra. Maria Sílvia Carvalho Barbosa que, além de professora titular da matéria de Geofísica, ministrada aos alunos de Engenharia Geológica da Instituição, é orientadora de vários trabalhos de conclusão de curso, principalmente no âmbito da geofísica.

Além do Workshop de Geofísica da Escola de Minas, a SGA tem trabalhos sociais voltados para a divulgação da ciência geofísica para a sociedade e um estudo, orientado pela Prof.ª Maria Sílvia, para capacitação dos membros da instituição em projetos da feitos em parcerias com empresas e outras instituições.

A sala da SGA fica na sala 14 no DEGEO e, semestralmente, a organização seleciona novos membros, sendo que todos os estudantes da instituição podem participar do processo seletivo. Para mais informações sobre a entidade acesse o link.