Start Day: um projeto de incentivo ao empreendedorismo

• Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 22h29
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 19h09

Publicado por: Mel Iza Costa Augusto

O Start Day é uma iniciativa do departamento de engenharia de produção (DEPRO) e do laboratório CRIE (CENTRO DE REFERENCIA EM INOVACAO E EMPREENDEDORISMO) e tem por objetivo promover um salão de oportunidades, onde os alunos possam expor seus projetos sobre inovação, tecnologia e ações empreendedoras.

A terceira edição do Start Day será realizada no hall da Escola de Minas, no dia 19 de junho, às 13h30min.

Os trabalhos são resultados das disciplinas de empreendedorismo (Empreendedorismo - PRO301, Ações Empreendedoras - PRO302, Empreendedorismo-PRO907 e Inovação e Empreendedorismo-PRO607), ministradas pelo Prof. André Luís Silva, do Departamento de Engenharia de Produção.

Segundo o Prof. André, “a motivação para a criação do START DAY é oferecer a oportunidade a todos os participantes de apresentarem seus projetos de empreendimentos às empresas, criando um ambiente de suporte, motivação e inovação dentro da UFOP. Além disso, prega-se a criação de um ambiente integrado de oportunidades e captação de investimentos dentro das instituições de ensino e pesquisa.”

Conhecendo melhor

A disciplina “Ações Empreendedoras” (PRO 302) visa a ensinar os alunos a compreender o que são atividades empreendedoras e as bases e limites para implementação delas. Além disso, visa a levar o aluno a compreender a importância e a aplicabilidade da dinâmica dos negócios e oportunidades.

As etapas que constituem o programa da disciplina são:

Atividade empreendedora - empreendedorismo como opção de carreira, identificando oportunidades e fatores a serem considerados na escolha;

Desenvolvimento de negócios: transformação da oportunidade em um conceito, avaliação do potencial de lucro e crescimento, dinâmica dos negócios, escolha da estratégia competitiva;

Implementação de negócios: desenvolvimento de negócios, colaboração entre empreendedores, pré-requisitos necessários para um empreendimento, análise financeira, plano de negócio;

Experiências de empreendedores: palestras.

Um bom projeto empreendedor

Além de estimular as habilidades dos alunos e a implementação dos projetos, as disciplinas procuram desenvolver projetos de qualidade e ideias inovadoras dos estudantes.

De acordo com professor André, eis alguns itens importantes para ser propor um bom projeto: definição do produto; definição de mercado alvo; grau de inovação do produto/serviço; diferencial de mercado/concorrentes; política de comunicação eficiente; política de gestão de pessoas; gestão financeira saudável.

Importância do Start Day

O Start Day estimula a compreensão dos conceitos, pensamento crítico e aplicação dos conhecimentos adquiridos, o que resulta em um projeto empreendedor, que intensifica a relação dos alunos com as empresas. Além disso, propiciam um ambiente em que os estudantes desenvolvam e potencializam suas habilidades.

Outra razão para a importância do Startday é que ele fornece um ambiente rico para aprendizagens, seja entre os próprios alunos da universidade, dos funcionários ou da comunidade externa. A partilha desse conhecimento pode ter resultados muitos significativos, tanto na forma de implementação de projetos como na formação dos alunos enquanto profissionais.

De acordo com o professor André, ações que estimulem o pensamento inovador e empreendedor dos alunos também são importantes, porque “criam ecossistemas de empreendedorismo e oportunidades em Ouro Preto”.

Para mais informações: http://startday.ufop.br/

O evento é aberto à comunidade interna e externa da Ufop e os participantes terão direito a certificado de participação.