Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Acessos:
Incio do contedo da pgina
Últimas notícias

Projeto de Pesquisa do Professor Frederico Sobreira visa melhoria dos solos

  • Publicado: Quarta, 24 de Dezembro de 2014, 19h06
  • Última atualização em Quarta, 24 de Dezembro de 2014, 19h06

Isabela Porto

O projeto de pesquisa “Elaboração de cartas de aptidão à urbanização frente aos desastres naturais nos municípios de Juiz de Fora, Nova Lima e Ervália do Estado de Minas Gerais”, coordenado pelo professorFrederico Sobreira,  tem o objetivo de desenvolver, conceitos, metodologias e procedimentos para a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização.

Os produtos a serem gerados buscam fornecer subsídios para os Planos Diretores Municipais e novos projetos de parcelamento do solo, incorporando diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações bruscas e graduais e processos hidrológicos e geológicos correlatos.

O projeto está inserido no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal, cujo objetivo é prevenir tragédias em regiões atingidas por desastres naturais e fenômenos climáticos, por meio de um conjunto de ações, compostas por quatro eixos de atuação: Prevenção, Mapeamento, Resposta e Sistema de Monitoramento e Alerta, com ações de estruturação da rede de monitoramento, previsão e alerta.

O estudo aborda três municípios de Minas Gerais - Juiz de Fora, Nova Lima e Ervália - com características distintas em vários aspectos, sendo os principais a extensão territorial, a população das cidades, o contexto geológico-geomorfológico do meio físico, a infraestrutura e nível de informação existente sobre o território e a gestão territorial e seus instrumentos legais.

No âmbito da pesquisa, estão sendo desenvolvidos um trabalho de doutorado, um de mestrado, um trabalho de conclusão de curso e um estágio supervisionado por discentes da UFOP que participam da equipe.

O Ministério da Cidades, por meio de termo de Cooperação assinado com a UFOP em dezembro de 2013 é a fonte de financiamento dos custos e bolsas de estudo.

 A conclusão dos trabalhos está prevista para maio do ano que vem.

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina