DEMIN inaugura novo prédio

• Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 01h15

Durante as comemorações dos 139 anos da Escola de Mina-UFOP, será inaugurado o prédio onde funcionará o DEMIN (Departamento de Engenharia de Minas)

Isabela Porto

Depois de muitos anos dividindo o mesmo espaço com o curso de Engenharia Geológica, o Curso de Engenharia de Minas ganha prédio próprio, que será inaugurado durante as comemorações da Festa do 12. Apesar do compartilhamento do mesmo local ter funcionado bem durante anos, fez-se necessária a separação, devido ao crescimento dos dois Departamentos, em número de alunos e professores.

O novo prédio, onde os alunos do curso de Engenharia de Minas irão estudar, levou 14 meses para ficar pronto. São 2.700m² dividi​dos em 10 salas de aulas e 11 laboratórios, que darão mais conforto e vão garantir melhor aproveitamento dos alunos e professores durante as aulas e pesquisas. Um ponto importante observado no projeto foi a questão da acessibilidade para quem é portador de deficiência física, facilitando o deslocamento pelo local.  “A autoestima dos professores e alunos do curso, com certeza, vai melhorar. Sem falar no projeto arquitetônico, que apesar de simples atenderá muito bem todas as nossas demandasâ€, comenta o Professor Ernani Mota Lima, Chefe do DEMIN.

Segundo o diretor da Escola de Minas, professor Issam​u Endo, a mudança trará grandes benefícios ao Departamento de Engenharia de Minas, agregando um fator fundamental no desenvolvimento de qualquer atividade humana: motivação.  O Professor Issamu comenta com entusiasmo que “neste quesito, o Departamento tem motivação de sobra na busca de qualidade e excelência dos seus egressos, bem como na pesquisa e na extensão, pois além da nota cinco do curso de Engenharia de Minas obtida na avaliação MEC, obteve também a nota cinco na avaliação do Guia do Estudante. Adicionalmente, o PPGEM (Programa de Pós-graduação de Engenharia Mineral) teve em 2015 o curso de Doutorado aprovado pela Capes. A aula magna para a primeira turma de doutorado ocorreu em agosto, ministrada pelo Prof. Evaldo Ferreira Vilela, Presidente da FAPEMIGâ€.