DEMIN inaugura novo prédio

• Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 01h15
  • Acessos: 2869

Durante as comemora√ß√Ķes dos 139 anos da Escola de Mina-UFOP, ser√° inaugurado o pr√©dio onde funcionar√° o DEMIN (Departamento de Engenharia de Minas)

Isabela Porto

Depois de muitos anos dividindo o mesmo espa√ßo com o curso de Engenharia Geol√≥gica, o Curso de Engenharia de Minas ganha pr√©dio pr√≥prio, que ser√° inaugurado durante as comemora√ß√Ķes da Festa do 12. Apesar do compartilhamento do mesmo local ter funcionado bem durante anos, fez-se necess√°ria a separa√ß√£o, devido ao crescimento dos dois Departamentos, em n√ļmero de alunos e professores.

O novo pr√©dio, onde os alunos do curso de Engenharia de Minas ir√£o estudar, levou 14 meses para ficar pronto. S√£o 2.700m¬≤ dividi‚Äčdos em 10 salas de aulas e 11 laborat√≥rios, que dar√£o mais conforto e v√£o garantir melhor aproveitamento dos alunos e professores durante as aulas e pesquisas. Um ponto importante observado no projeto foi a quest√£o da acessibilidade para quem √© portador de defici√™ncia f√≠sica, facilitando o deslocamento pelo local. ¬†‚ÄúA autoestima dos professores e alunos do curso, com certeza, vai melhorar. Sem falar no projeto arquitet√īnico, que apesar de simples atender√° muito bem todas as nossas demandas‚ÄĚ, comenta o Professor Ernani Mota Lima, Chefe do DEMIN.

Segundo o diretor da Escola de Minas, professor Issam‚Äču¬†Endo,¬†a mudan√ßa trar√° grandes benef√≠cios ao Departamento de Engenharia de Minas, agregando um fator fundamental no desenvolvimento de qualquer atividade humana: motiva√ß√£o.¬† O Professor Issamu comenta com entusiasmo que ‚Äúneste quesito, o Departamento tem motiva√ß√£o de sobra na busca de qualidade e excel√™ncia dos seus egressos, bem como na pesquisa e na extens√£o, pois al√©m da nota cinco do curso de Engenharia de Minas obtida na avalia√ß√£o MEC, obteve tamb√©m a nota cinco na avalia√ß√£o do Guia do Estudante. Adicionalmente, o PPGEM (Programa de P√≥s-gradua√ß√£o de Engenharia Mineral) teve em 2015 o curso de Doutorado aprovado pela Capes. A aula magna para a primeira turma de doutorado ocorreu em agosto, ministrada pelo Prof. Evaldo Ferreira Vilela, Presidente da FAPEMIG‚ÄĚ.