Fórum Anual de Ciência e Tecnologia Escola

• Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 18h58

O evento integra as comemorações do aniversário da EM-UFOP

Para abrir as comemorações do 139º Ano de Fundação da Escola de Minas de Ouro Preto, será realizado o Fórum Anual de Ciência e Tecnologia Escola de Minas (FCTEM), entre os dias 07 e 09 de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

O Fórum, dirigido a professores, estudantes e profissionais das áreas de Engenharia Mecânica, Geologia, Geotécnica e Meio Ambiente, tem como objetivo ser um espaço de debates e de apresentações de trabalhos científicos.

Os debates serão realizados por meio de encontros, simpósios e workshops, sempre com temática relacionada às áreas de atuação da Escola de Minas-UFOP. O FCTEM tem ainda como finalidade ser um local de análise e discussão sobre questões da atualidade para Engenharia, Meio Ambiente, Educação, Ciência e Tecnologia, entre outros.

Simpósio

Como parte da programação, haverá o Simpósio sobre “Água e Tecnologia Sustentável”, no qual serão discutidos e analisados os problemas relacionados à crise hídrica no Brasil e suas consequências como, por exemplo, os desafios enfrentados pelas atividades de exploração mineral.

Wokshop

Na sexta-feira, dia 09, a partir das 8h30, será realizado no Auditório São João Del Rey o workshop “15 anos do Curso de Engenharia Ambiental da Escola de Minas”. O curso, que teve início no segundo semestre de 2000 e foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura em 2004, atualmente é considerado um dos principais do país. O workshop tratará questões sobre o mercado de trabalho, a profissão, as regulamentações e a trajetória dos ex-alunos no campo profissional, além de proporcionar o intercâmbio de experiência entre os docentes, alunos e ex-alunos.

JUMEM

Mais uma novidade do FCTEM é a realização da primeira edição dos Jogos Universitários de Mineração da Escola de Minas (JUMEM). O JUMEM é um projeto desenvolvido por alunos do curso de Engenharia de Minas em parceria com a Sociedade dos Estudos Mineiros e orientado pelo professor José Fernando Miranda. O projeto é inspirado nos Jogos Intercolegiais de Mineração “Mining Games” e tem como propósito divulgar o curso de Engenharia de Minas e a Escola de Minas, além de promover o intercâmbio de experiências culturais entre os alunos de diferentes instituições e empresas. O evento será realizado no estacionamento do Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, no dia 09.

Inscrições e programação do FCTEM 2015 estão disponíveis no www.em.ufop.br/fctem2015.