Escola de Minas lança Rede Alumni e Programa Mentoria

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2015, 09h45
  • √öltima atualiza√ß√£o em Quarta, 14 de Outubro de 2015, 09h45

Jéssica Moutinho

Uma das novidades do primeiro dia do Fórum de Ciência e Tecnologia Escola de Minas (FCTEM) foi o lançamento da Rede Alumni Escola de Minas, denominada RAEM e do Programa Mentoria.  Participaram do lançamento o Reitor da UFOP, Prof. Marcone Jamilson, o Diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, o Presidente da A³EM (Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas), prof. Adilson Rodrigues da Costa, o Presidente da Fundação Gorceix, prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Prof. Fernando Flecha Alkmim.

Segundo o professor Fernando Flecha Alkmim, que fez a apresenta√ß√£o do projeto, a Rede ser√° estruturada como uma se√ß√£o da A¬≥EM e suas a√ß√Ķes ser√£o desenvolvidas de forma cooperativa com a Associa√ß√£o. A proposta da RAEM √© criar entre os egressos da Escola de Minas e seus corpos docentes e discentes um f√≥rum de interc√Ęmbio para tratar temas como: a forma√ß√£o acad√™mica na EM e as demandas do mercado e da sociedade, a inser√ß√£o do egresso da EM no mercado de trabalho, os novos horizontes para as engenharias e outros assuntos, que contribuam para a forma√ß√£o, desenvolvimento e aperfei√ßoamento do perfil profissional do aluno da EM.

Um dos objetivos mais importantes da RAEM é estruturar e conseguir colocar em prática o Programa Mentoria da Escola de Minas. O programa consiste na orientação e tutoria dos alunos da EM por profissionais renomados, com a missão de estabelecer entre tutores e estudantes um vínculo de orientação para suas futuras carreiras.

O prof. do departamento de Engenharia de Minas, Wilson Trigueiro de Sousa, considera a RAEM uma iniciativa positiva que vai integrar alunos e egressos tanto em n√≠vel nacional quanto internacional. ‚ÄúA Rede vem se somar ao trabalho que j√° √© sendo executado pela A¬≥EM, por√©m com foco na forma√ß√£o profissional. √Č bastante positivo e chega em bom momento, pois o mercado de trabalho est√° passando por uma certa retra√ß√£o e a Rede pode dar suporte aos profissionais egressos da Escola de Minas‚ÄĚ comenta Wilson.