Inscrições para o Pré-vestibular Humanista vão até 5 de março

• Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 19h32

Projeto de extensão da Escola de Minas, Pré-vestibular Humanista é via de acesso da comunidade carente à universidade

Breno Reis

Escola de Minas – Centro, Ouro Preto. Foto: divulgação.

O projeto Pré-vestibular Humanista foi criado em 2003, pelo então aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola de Minas - UFOP, Luiz Henrique Garcia. Ele percebeu em sua rotina acadêmica a pequena presença de alunos provenientes da região na universidade, tão próxima e ao mesmo tempo, distante dessas pessoas. A observação o levou a propor a criação de um cursinho pré-vestibular, para que alunos carentes da região pudessem obter melhores resultados no vestibular e estimulá-los a ingressar na UFOP.

Em 2006, a ideia foi levada à Prefeitura de Ouro Preto e a professores da UFOP, para que ajudassem na compra de material para as aulas. Foi assim que o professor Luiz Fernando Rispoli, do Departamento de Engenharia Civil – DECIV, sugeriu transformar o curso em um projeto de extensão e assumiu a sua coordenação.

Em 2007, a professora Maria Perpétuo Socorro Mol Pereira, por ser doutora na área da educação, foi convidada pelo professor Luiz Fernando Rispoli para assumir a coordenação do curso pré-vestibular. Socorro, como é conhecida na universidade, procurou a Fundação Gorceix, que também abraçou a causa. Atualmente, a Fundação Gorceix doa todo o material didático, notebooks, salas e mobiliário necessários para o funcionamento do Pré-vestibular, além de financiar parte da bolsa dos alunos da universidade que ministram aulas no curso.

Dependências do Humanista. Foto: divulgação.

Atualmente, são disponibilizadas 275 vagas distribuídas por cinco turmas em Ouro Preto e Cachoeira do Campo. São vários os horários: manhã, tarde e noite na Escola de Minas do centro de Ouro Preto; uma turma à noite na Escola de Minas do Morro do Cruzeiro e outra em Cachoeira do Campo.

Socorro destaca a importância da expansão do curso, principalmente por permitir que cada vez mais alunos da região ingressem na universidade. “Eu sou uma pessoa que nunca paguei para estudar. A minha vida escolar inteira foi através de escolas públicas, do primeiro ano na escola até o doutorado. As pessoas têm de aproveitar as chances e eu sou feliz porque eu abracei todas as oportunidades. Gosto de trabalhar no cursinho por ser uma forma de eu agradecer por tudo isso e proporcionar também às pessoas essa mesma chance”, comenta Socorro.

Inscrições

As matrículas, que se encerram no dia 5 de março, devem ser feitas na Casa dos Professores, de 9h às 18h. O interessado deve levar os seguintes documentos: histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio; cópia da última conta de telefone e de luz; cópia do documento que comprove a renda mensal familiar; cópia da identidade de todos os dependentes da renda familiar e, nos casos aplicáveis, cópia do contrato e comprovante de aluguel, de pagamento ou amortização da casa própria. Confira o Edital 2016 aqui.

Para mais informações, acesse a página do Pré-universitário Humanista no Facebook ou ligue no telefone (31) 3559-3559.