Agricultura familiar é foco na Universidade

• Publicado: Quarta, 02 de Mar√ßo de 2016, 19h38
  • Acessos: 1496

UFOP realiza o I Encontro da Agricultura Familiar voltado para o pequeno produtor rural

Monique Torquetti

O I Encontro da Agricultura Familiar, realizado no dia 19 de fevereiro, foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). Participaram também os Departamentos de Engenharia de Produção e de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Minas.

O evento marcou o in√≠cio das atividades, na UFOP, do Programa Agricultura Familiar, que visa a estimular o desenvolvimento social nos munic√≠pios e o consumo consciente. A ideia da cria√ß√£o e implanta√ß√£o do Programa surgiu depois da publica√ß√£o pelo Governo Federal do decreto n¬ļ 8.538, que prev√™ um percentual m√≠nimo de utiliza√ß√£o de produtos dos pequenos produtores rurais pelos √≥rg√£os de administra√ß√£o p√ļblica.

Assim, 30% dos alimentos consumidos no Campus de Ouro Preto e Mariana ser√£o adquiridos dos pequenos produtores da regi√£o. A UFOP ir√° fornecer apoio t√©cnico a eles e, ainda no primeiro semestre de 2016, far√° a chamada p√ļblica para a participa√ß√£o deles como fornecedores.

Respons√°vel pela organiza√ß√£o do Encontro, o professor de Arquitetura e coordenador do Programa de Agricultura Familiar da UFOP, Mauricio Leonard, ressalta que outras a√ß√Ķes ser√£o desenvolvidas ainda em 2016 e haver√° gera√ß√£o de renda para esses agricultores.

NUPEDS

Durante o Encontro foi criado o N√ļcleo de Professores e Alunos Interessados na Causa da Alimenta√ß√£o Saud√°vel e Sa√ļde (NUPEDS), atrav√©s do qual ser√£o realizadas pesquisas relacionadas ao assunto. O NUPEDS √© integrado por alunos e professores de diversos cursos, como Engenharia de Produ√ß√£o, Arquitetura, Medicina, Ci√™ncias Biol√≥gicas, entre outros. O grupo ficar√° respons√°vel tamb√©m por realizar outras edi√ß√Ķes do Encontro de Agricultura Familiar, al√©m de outras a√ß√Ķes relacionadas no decorrer do ano.