Workshop de Geofísica reuniu profissionais, professores e alunos

Danielle Campez

A Sociedade de Geof√≠sica Aplicada (SGA) promoveu o I Workshop de Geof√≠sica da Escola de Minas, com o tema "Geof√≠sica: O futuro da prospec√ß√£o mineral", nos dias 19 e 20 de Abril, no Degeo (Departamento de Geologia da EM-UFOP). O evento contou com a participa√ß√£o de grandes profissionais e acad√™micos da √°rea, com apresenta√ß√£o de palestras e discuss√Ķes a respeito dos estudos e m√©todos geof√≠sicos e suas aplica√ß√Ķes na prospec√ß√£o mineral. Al√©m disso, o Workshop ofereceu um curso introdut√≥rio √† ci√™ncia da geof√≠sica.

O ex-aluno da Escola de Minas, Remo Machado, apresentou a palestra "Magnetometria Terrestre na Pesquisa de Ouro - Exemplo de Aplica√ß√£o na Regi√£o Amaz√īnica" e mostrou um exemplo de aplica√ß√£o de magnetometria (um m√©todo da Geof√≠sica que investiga fei√ß√Ķes geol√≥gicas em subsuperf√≠cie a partir de perturba√ß√Ķes locais no campo magn√©tico terrestre). Segundo o palestrante, a inten√ß√£o foi apresentar como √© feita uma campanha de aquisi√ß√£o de dados, divida nas etapas de inicia√ß√£o, planejamento, execu√ß√£o e encerramento das atividades.

Machado ainda destacou a import√Ęncia do Workshop para a Universidade: "Al√©m de gerar interc√Ęmbio de conhecimentos, mostrou o interesse dos alunos em se aprofundar no assunto, buscando conhecer as perspectivas do mercado". Ele comentou ainda sobre a sensa√ß√£o de voltar ao audit√≥rio do Departamento de Geologia (Degeo), mas, desta vez, como palestrante, ‚Äúo que me d√° um orgulho enorme, e principalmente, uma sensa√ß√£o de estar retribuindo um pouco daquilo que me foi passado".

Outros palestrantes do evento: Maria S√≠lvia Carvalho Barbosa (ge√≥loga da Funda√ß√£o Gorceix e professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto), Antonino Juarez Borges (Engenheiro de Minas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Manuelle Santos G√≥is (doutora em geof√≠sica), Thiago Augusto Madeira (mestre pela UFOP na √°rea de Geologia Estrutural e Tect√īnica) e Ant√īnio Seabra (ge√≥logo formado pela EM-UFOP).