Aluno da EM conduz Tocha Olímpica em Ouro Preto

• Publicado: Ter√ßa, 17 de Mai de 2016, 08h43
  • √öltima atualiza√ß√£o em Quarta, 18 de Mai de 2016, 12h48

Danielle Campez

Aluno Matheus XavierAluno Matheus Xavier. Foto: Divulgação.

O revezamento da Tocha Ol√≠mpica teve in√≠cio no come√ßo do m√™s e ap√≥s 37 cidades, chegou a Ouro Preto na sexta (13). Moradores e turistas ocuparam as ruas na expectativa de ver o fogo ol√≠mpico passando pela cidade. O clima dos Jogos Ol√≠mp√≠cos estava espalhado pelas ladeiras da cidade hist√≥rica em um percurso de 19 pontos, terminando na sacada do Museu da Inconfid√™ncia, na Pra√ßa Tiradentes, com muita m√ļsica e festa.

Dentre os condutores oficiais, Mateus Xavier √© ex-aluno de Engenharia C√≠vil da Escola de Minas e mestrando no N√ļcleo de Geotecnia da Escola de Minas (Nugeo). Com muita emo√ß√£o, o Engenheiro Civil, conta que poder compartilhar o esp√≠rito ol√≠mpico com tantas outras pessoas foi sensacional. Ele ainda explica que foi convidado a carregar a tocha devido a sua p√°gina no Facebook "Meu amigo diabetiquinho". L√°, o mestrando fala sobre sua experi√™ncia com o diabetes, que rapidamente ganhou muitas visualiza√ß√Ķes. ‚ÄúNos v√≠deos eu falo sobre tudo que passei ao longo da minha vida, detalhe por detalhe. Foi ent√£o que v√°rias pessoas come√ßaram a me enviar mensagens e resolvi criar a p√°gina pra poder compartilhar com essas pessoas tudo que eu sabia: novos tratamentos, sintomas de descontrole, receitas diet e por a√≠ vai‚ÄĚ, relata.

Al√©m de Mateus, outros quatro condutores da tocha s√£o membros da comunidade acad√™mica da UFOP: a aluna de Educa√ß√£o F√≠sica Lourdes Fernandes, ou Lurdinha como √© conhecida; o aluno de Educa√ß√£o F√≠sica Bruno Pedroso; o professor de Educa√ß√£o F√≠sica, Paulo Ernesto Antonelli; e o professor do curso de Museologia, Gilson Ant√īnio Nunes. Os participantes foram selecionados a partir de indica√ß√Ķes da comunidade, no ano passado.

Após a passagem por Ouro Preto, a Tocha Olímpica seguiu para Itabirito e terminou o dia no Instituto Inhotim, em Brumadinho - MG.