Alunos desenvolvem Carro de Fórmula 1 para competição nacional

• Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 09h43
  • Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 11h22

Mel Iza Costa Augusto

Foto: Equipe Fórmula da Escola de Minas. Divulgação.Foto: Equipe Fórmula da Escola de Minas. Divulgação

A Escola de Minas-UFOP irá participar da competição nacional Fórmula SAE Brasil no período de 24 a 27 de Novembro de 2016, em Piracicaba – São Paulo.

A participação será por meio do Projeto Fórmula Escola de Minas - UFOP – FEMU, uma iniciativa de alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica que permite, por meio da aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula, desenvolver um carro de corrida estilo Fórmula 1.

A equipe Fórmula, que conta com 20 integrantes de diversos cursos de engenharia, mas predominantemente da Engenharia Mecânica, é coordenada pelos professores Elisângela Martins Leal e Sávio Augusto Lopes Silva, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação e Técnicas Fundamentais (DECAT).

O grupo se estrutura em funções pertinentes às áreas de desenvolvimento do carro e gerenciamento da equipe, dividindo-se em Capitão, vice-capitão, Projetistas, Grupo “Suspensão/Direção”, Grupo “Powertrain”, Grupo “Eletrônica”, Grupo “Estrutura/Design”, Grupo “Freio” e pilotos.

A SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma Associação sem fins Lucrativos que desenvolve Programas Estudantis de competições com o intuito de permitir que alunos apliquem os conhecimentos obtidos na universidade ou escola.  Além do Fórmula, a SAE promove também as competições universitárias Baja e Aerodesign e, para ensino médio, a Demoiselle.

A competição Fórmula SAE Brasil teve início em 2004 e realizará sua 13ª edição na cidade de Piracicaba (SP), em novembro deste ano. Os participantes da competição nacional têm um ano para desenvolver o carro e os ganhadores terão a oportunidade de representar o Brasil em duas competições internacionais nos Estados Unidos.

Durante os dias de evento, os carros passam por provas que avaliam diferentes parâmetros de eficiência: eles devem ser leves, seguros, estáveis, de baixo custo e alta eficiência energética. Para configurar essas características, as provas avaliam a dinâmica e a estática do veículo (se os carros travam as rodas quando são freados, se sobem em rampas de diferentes ângulos sem problemas, se o ruído do motor está dentro do padrão e outros). Também existem as avaliações gerais do projeto como design, os custos de produção, potenciais de venda do protótipo e todas as inspeções técnicas e de vistorias.

Além de permitir que os alunos aprendam novas habilidades técnicas e que desenvolvam o trabalho em equipe, a oportunidade de participar do FEMU fornece aos alunos a experiência de desenvolvimento completo de um carro.

Para saber mais sobre a SAE Brasil acesse aqui

Para saber mais sobre os Programas Estudantis da SAE acesse aqui

Para saber mais sobre a Fórmula SAE acesse aqui

Para saber melhor sobre cada função dos membros da equipe:
Capitão e Vice-capitão:  Coordenam e gerenciam toda a equipe;

Projetista: desenha o projeto do carro e liga as áreas de estudo;

Grupo Suspensão/Direção: cria os sistemas de suspensão e direção que consigam manter o veículo estável;

Grupo Powertrain: cria um sistema de transmissão de força e velocidade, através de um sistema de redução por engrenagem e/ou transmissão continuamente variável (CVT).

Grupo Eletrônica: cria o sistema elétrico do veículo, de alimentação elétrica e sensoriamento, assim como o sistema que irá captar os dados para análise.

Grupo Estrutura/Design: cria uma estrutura forte, leve, funcional, fácil de montar e dar manutenção ao veículo.

Grupo Freio: determina o tipo e tamanho dos pneus, assim como dimensiona o sistema de freios do veículo.

Pilotos: São os membros da equipe capacitados a pilotar o veículo Fórmula, devido à limitação de provas por piloto.