Empresa J√ļnior da EM facilita acesso ao mercado de trabalho

• √öltima atualiza√ß√£o em Ter√ßa, 07 de Junho de 2016, 13h40

Matheus Fernando Cardoso

Foto: Divulgação.

Fundada por um grupo de sete alunos no dia 12 de outubro de 2014, o principal objetivo da Minera Jr. é expor graduandos em Engenharia de Minas ao mercado de trabalho, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento acadêmico, somado ao espírito de empreendedorismo, e o mercado regional no campo das engenharias. Essa experiência se dá por meio da realização de projetos de consultoria para diversas empresas. Busca-se também capacitar os membros da Minera Jr. e promover uma satisfação em trabalhar naquele ambiente empresarial.

A Minera Jr. disponibiliza servi√ßos de consultoria em diversas √°reas da Engenharia de Minas e em √°reas relacionadas, atuando desde a descoberta do bem mineral at√© o beneficiamento do min√©rio extra√≠do, passando pelas opera√ß√Ķes de lavra, an√°lise de estabilidade de maci√ßos rochosos e encostas, servi√ßos de topografia, entre outros. Realiza tamb√©m testes laboratoriais diversos e possui v√°rios equipamentos dispon√≠veis.

Os projetos revertem ao Departamento de Engenharia de Minas da UFOP cerca de 25% dos lucros obtidos. Atualmente, a Minera Jr. disp√Ķe de um corpo de 26 membros efetivos e 8 membros em processo trainee. Deste modo, todo conhecimento adquirido √© mantido dentro da empresa, ao mesmo tempo em que √© repassado para os novos integrantes, evitando pausas nas atividades da empresa para troca de gest√Ķes.

A Minera Jr. e o ambiente empresarial

O maior diferencial de uma empresa j√ļnior, empresa estabelecida num meio acad√™mico, √© a busca constante por evolu√ß√£o das t√©cnicas de planejamento, gest√£o e execu√ß√£o de projetos, paralelamente ao treinamento de colaboradores.

A visão da empresa é orientada, principalmente, pelo crescimento profissional dos membros envolvidos, através de sua exposição aos projetos e não apenas pelos resultados obtidos.

O trabalho √© feito com perspectivas de evolu√ß√£o e o aperfei√ßoamento dos profissionais √© algo intr√≠nseco √† Minera Jr., sendo que tal postura √©, por vezes, negligenciada pelas grandes empresas, cuja tomada de decis√£o baseia-se essencialmente em resultados, balan√ßos econ√īmicos e indicadores de desempenho interno. Busca-se fortemente a integra√ß√£o entre os diversos setores da empresa e a aplica√ß√£o das melhores pr√°ticas em cada um dos setores, proporcionando assim um cen√°rio de evolu√ß√£o e desenvolvimento constantes para os profissionais envolvidos.

Vantagens e desvantagens de trabalhar como empresa j√ļnior

O essencial √© a aus√™ncia de lucro. Todo trabalho realizado retorna √† empresa atrav√©s do pr√≥prio membro, ou seja, os membros percebem o retorno de seu servi√ßo no ambiente de trabalho. A empresa aproveita tal condi√ß√£o para prestar servi√ßos com padr√Ķes de qualidade elevada e com custo abaixo do praticado pelas empresas j√° estabelecidas.

A empresa √© estimulada a aprimorar sua vis√£o empreendedora, ao passo que os empres√°rios juniores s√£o expostos a situa√ß√Ķes de exerc√≠cio de gest√£o de pessoas e projetos. Consequentemente, o contato com o empresariado √© constante e permite o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos com outras empresas juniores e com o mercado de trabalho propriamente dito, o que resulta em oportunidades de carreira para nossos colaboradores.

Os conceitos teóricos adquiridos na universidade passam a ser utilizados e experimentados em cenários práticos, a partir do desenvolvimento de projetos e concepção de planos de negócios.

Entretanto, observa-se que a cultura de considerar empresas juniores para parcerias e realização de projetos ainda não é amplamente difundida entre o empresariado local. A legislação que regula a existência das empresas juniores, ainda não está em pleno exercício, o que causa entraves burocráticos que dificultam a atuação no mercado de maneira mais ampla.

“A presença das empresas juniores na UFOP promove    uma maior qualificação dos alunos por meio da vivência  no ambiente de uma empresa dentro da própria  universidade. Aprendemos a lidar com problemas,  saber atender as demandas dos nossos clientes e  estimular a integração entre os membros. Existe  também a realização de cursos, palestras e outras      atividades de capacitação interna e externa.“

Pedro Henrique Neuppmann

Presidente da Minera Jr.