Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Acessos:
Incio do contedo da pgina
Últimas notícias

Bolsistas da FG representaram EM na General Assembly 2016 em Viena

  • Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 13h07
  • Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2016, 10h59

 Airton José da Silva Neto

Foto: Divulgação. Carlos Ávila, Flávia Oliveira, Filipe Lisboa e Pâmela Barbosa.

Recentemente, entre os dias 17 e 22 de abril, quatro bolsistas do laboratório de Microscopia e Microanálise da Escola de Minas foram ao General Assembly 2016, congresso que acontece em Viena, na Áustria, promovido pela EGU (European Geosciences Union). Nossos quatro colegas apresentaram resumos científicos de trabalhos desenvolvidos no laboratório.   

Os alunos, estudantes de Geologia da Escola de Minas, Carlos Ávila (10º período), Filipe Augusto Lisboa (9º período), Flávia Braga Oliveira (9º período) e Pâmela Barbosa (7º período), apresentaram, respectivamente, resumos sobre os temas:  

  • Análise de Microestruturas e Significado Genético em Formações Ferríferas,  
  • Análise de Transformações Polimórficas em Óxidos de Ferro por EBSD,  
  • Gênese de Quartzo Tipo Ribbon em Gnaisses Granulíticos,  
  • Análise de Texturas Cristalográficas e Parâmetros Microestruturais Característicos de Quartzitos Flexíveis.    

Eles contaram com a PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação da UFOP) e da Fundação Gorceix para auxiliar nos custos da viagem. O evento oferecia diversos minicursos de análises e microestruturas com os melhores especialistas do ramo. Carlos Ávila ainda conta que os estudantes da Escola de Minas foram os únicos graduandos que apresentaram trabalhos no evento. 

Um pouco sobre o laboratório 

O laboratório de Microscopia e Microanálise surgiu em 2001, por meio de um Projeto de Caracterização de Rochas e Materiais, idealizado pelo Professor João Fernando Martins Hippertt, em parceria com o Finep (Financiador de Estudos e Projetos), o DEGEO (Departamento de Engenharia Geológica) e o DEMIN (Departamento de Engenharia de Minas).    

Este projeto possibilitou a compra de um Microscópio de Varredura Eletrônica (MEV), capaz de produzir imagens de alta ampliação e resolução, sendo o principal equipamento de análise e que tornou possível o início dos procedimentos científicos do laboratório.  

Atualmente, o Laboratório conta com 3 bolsistas da Fundação Gorceix, principal fonte financiadora de insumos e materiais para os equipamentos e preparações de amostras, e está localizado no DEGEO, sala 45. O laboratório foi coordenado durante muitos anos pelo professor Leonardo Lagoeiro, o principal responsável pelo alto nível de material analítico e produção científica do laboratório, até o ano passado, e atualmente está sob a supervisão do Professor Leonardo Graça.

Microscópio de varredura eletrônica

Dessa forma o laboratório é utilizado pelos alunos em diversos trabalhos científicos, e auxilia em pós-graduações, projetos de mestrado e teses de doutorado, além de desenvolver parcerias com empresas por intermédio de iniciações cientificas. 

Atualmente, o principal equipamento de análise do laboratório é o EBSD (Difração de Elétrons Retro espalhados) e é essencial no estudo de caracterização microscópica de materiais.  O EBSD foi adquirido em 2006 e possibilitou que, em 2015, fossem desenvolvidos vários trabalhos em parceria com a VALE, principalmente com o fornecimento de amostras cedidas pela empresa para análise, o que fomentou e ampliou a área de pesquisa no campo de caracterização de minério de ferro.

 

Formação Ferrífera Bandada. Amostra de laboratório.

Um dos projetos de iniciação em pesquisa científica estabelecido em parceria com a  Vale, foi o artigo desenvolvido pelo aluno do curso de Engenharia geológica, Carlos Ávila (10º período). O artigo tem como tema a Caracterização micro estrutural de minério de ferro. 

Confira aqui o artigo. 

Confira a descrição detalhada sobre o MEV e EBSD e outros equipamentos presentes no laboratório e sua função aqui.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina