DIFERENCIAL E. J.

• Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 11h20
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2016, 15h00

Empresa Júnior de Engenharia Mecânica trabalha na formação de profissionais conscientes da dinâmica social e de mercado

Matheus Cardoso

Fundada em 28 de junho de 2013, a Diferencial E. J., empresa júnior de Engenharia Mecânica da UFOP, adota a ideia básica das empresas juniores: criar soluções de qualidade aos clientes, aplicando os conhecimentos de engenharia à formação de novos talentos mais conscientes de seu papel social.

Segundo Fernando Lucas de Souza Ribeiro, que já foi Vice-Presidente da Diferencial Empresa Jr., as atividades são orientadas e monitoradas por docentes, que estabelecem uma relação contínua entre teoria e prática no que diz respeito ao planejamento, organização e definição das mesmas, na elaboração, execução e avaliação de projetos. Imprime-se, desta forma, um estilo de aprendizado que tem por base um fazer consciente, por meio do qual o discente executa e aprende a pensar sobre a dinâmica social e de mercado.

Para que a empresa júnior seja bem estruturada e atinja suas metas, Fernando explica que é necessária uma preocupação com a população alvo, a realidade da região, as necessidades, os tipos de projetos e os serviços que são ofertados, a publicidade, entre outros. Tais informações são obtidas por meio de pesquisa e investigação contínuas, elementos vitais para uma boa formação do futuro profissional.

A principal missão é servir à comunidade, considerando que a Empresa Júnior não tem fins lucrativos. Assim, visa principalmente a estender para toda a região serviços especializados que contribuam efetivamente para ações bem planejadas que obtenham resultados satisfatórios.

Além de o trabalho da empresa júnior ser a expressão concreta do comprometimento social da instituição de ensino e sua comunidade acadêmica, é uma oportunidade que o aluno tem de se preparar para seu campo de atuação profissional. Desta forma, Fernando comenta que a constituição da empresa é em si um processo de aprendizado, inserindo os discentes na comunidade, exercitando continuamente seu papel acadêmico-social.

A Diferencial Empresa Jr., por não ter fins lucrativos, presta serviços de projetos e soluções em engenharia mecânica com preços abaixo do mercado, auxiliando seus clientes por meio de distintas áreas, pautados na experiência adquirida em sala de aula e com suporte dos professores da Universidade Federal de Ouro Preto, sempre buscando a excelência e bons resultados.

Foto: Divulgação. Integrantes da Diferencial Empresa Júnior.

Por dentro dos serviços da Diferencial Empresa Jr.

Os serviços prestados estão dentro do escopo da Engenharia Mecânica, que passa pelo desenvolvimento de máquinas, criação de planos de manutenção e análise de material. Além disso, a empresa também promove diversos cursos durante o ano. Para manter-se informado, entre na página do Facebook aqui.

Desenvolvimento de Máquinas: Elabora-se um produto personalizado para a empresa. Na primeira fase, é determinado o conceito do projeto. A segunda fase consiste na elaboração dos cálculos, desenhos técnicos e simulações necessárias para assegurar a máxima qualidade do produto. Realiza-se também o monitoramento do processo de fabricação, caso haja necessidade de um protótipo do produto.

Vantagens:

• Redução dos custos de produção e de mão de obra.
  • Obtenção de um produto feito sob medida para as necessidades da empresa e aumento da produtividade.

Plano de Manutenção: Elaboração de um plano de manutenção preventiva.

Vantagens:

• Redução de custos de manutenção
  • Aumento da produtividade
  • Redução de paradas inesperadas
  • Redução da degeneração dos equipamentos

Análise de Materiais: Análise e avaliação das propriedades dos materiais, garantindo a qualidade do desempenho dos produtos. São feitos tratamentos térmicos e ensaios de compressão, tração, desgaste, elasticidade e resistência.

Para saber mais sobre a Diferencial Consultoria Jr. Acesse aqui.

Fonte consultada: CORE - Núcleo das Empresas Juniores da UFOP