Crescimento expressivo marca Empresa Júnior da EM-UFOP

• Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 09h51
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 13h55

Airton José Silva

A Civil Júnior Consultoria, empresa júnior de Engenharia Civil da UFOP, cresceu 1200% em quatro anos.

A Civil Júnior Consultoria, como toda empresa júnior, é uma entidade estudantil privada e sem fins lucrativos, gerida pelos alunos do curso de Engenharia Civil. Todo o lucro obtido pela instituição é destinado à capacitação de seus membros e melhoria da infraestrutura de trabalho da equipe.

Para a condução dos trabalhos que a empresa vem desenvolvendo para diversos clientes da região de Ouro Preto, os alunos contam com a assessoria de professores e consultores. “Isso garante que o cliente receba projetos de primeira qualidadeâ€, comenta o Gerente de Projetos Raul Torquato Cunha.

Entre os serviços oferecidos estão o acompanhamento de obras civis, levantamento arquitetônico e topográfico, projetos arquitetônicos, elétricos e hidrossanitários. Ainda, para atender a uma demanda crescente na região, detectada por uma pesquisa de mercado realizada nos primeiros meses de 2016, a empresa passou a trabalhar com projetos de Minoração Acústica e de Proteção Contra Incêndio e Pânico.

Com sede no prédio da Escola de Minas, sala 3, a empresa é gerenciada por uma ampla diretoria, composta pelos seguintes estudantes:

Allana Thaís Vimieiro - Assessora Administrativo-financeira
Raul Torquato Cunha - Gerente de Projetos
Rayane de Carvalho Mazzini - Gerente Financeiro
Valmir de Paulo Bernardes Junior - Assessor de Projetos
Victor Medeiros Barros Gomes de Oliveira - Gerente de Negócios.

Foto: Consultoria - Assembleia Geral (Todos os membros, exceto Guilherme Augusto).

Da desativação ao crescimento

A Civil Júnior Consultoria foi fundada em 14 de maio de 1996, pelos seguintes alunos do curso de Engenharia Civil da Escola de Minas: Wadson de Abreu Santos, Elexander Amaral de Souza, Marco Augusto Alves de Oliveira, José Christiano Machado Júnior, José Robson Alves Brandão, Rosângela Maria Santos e Emerson Schneider.

Nesses 20 anos, a empresa passou por períodos difíceis e esteve desativada entre os anos 2003 a 2007. Segundo Otávio Elizio de Resende, Diretor de Marketing da empresa, ela foi reativada em, 2007, após os alunos do curso de Engenharia Civil solicitarem ao colegiado a reativação.

Desde então, a direção da empresa passou a seguir com mais afinco as propostas de visão e missão que orientam os objetivos do grupo.

Otávio explica que esta missão é “estimular a cultura empreendedora de seus membros, possibilitando uma vivência profissional na área da engenharia civil, tornando-os capazes de realizar projetos de excelência com responsabilidade social e inovação para a comunidadeâ€.

A visão, segundo ele, é “Até 2019, ser referência na região dos Inconfidentes pela qualidade em projetos, bem como estar entre as maiores empresas de engenharia civil do MEJ (Movimento Empresa Júnior) mineiro em faturamento e empreendedorismoâ€.

E as conquistas já começam a aparecer. De acordo com Otávio, as maiores mudanças ocorreram a partir de 2013, quando foram realizados, até 2015, quatro processos seletivos para compor a entidade, que hoje agrega 23 alunos. O próximo processo seletivo ocorrerá no mês de setembro deste ano.

Diante das reformulações e seriedade, o grupo embarcou em projetos de grande porte, como o acompanhamento da obra e a confecção do projeto hidráulico do Farid Supermercados, localizado em Cachoeira do Campo, no período de 10/2014 a 01/2016.

Além disso, foi realizado este ano um projeto de minoração acústica para a área de eventos da República Partenon. Esse projeto tem grande significado para o grupo, pois além de se tratar da ampliação dos serviços oferecidos pela entidade, a atividade é inovadora na Região dos Inconfidentes. Esses trabalhos, dentre outros de menor porte, garantiram à empresa um crescimento de 340% em faturamento, de 2013 a 2015. E os planos para outras conquistas continuam em andamento.

Foto: Civil Jr Consultoria - Acompanhamento da obra do Farid Supermercados (Matheus Ben-Hur Machado Dias, membro honorário).

Em 2016, a Civil Júnior Consultoria entrou em processo de filiação à FEJEMG (Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais) e, após adequar-se a vários quesitos exigidos pelo órgão, a empresa está completamente regulamentada. O próximo passo para que a entidade conclua a federação é sua apresentação ao Conselho da FEJEMG, o que ocorrerá no dia 13 de agosto.

De acordo com Raul, apenas 4 instituições do gênero são filiadas à FEJEMG na região dos Inconfidentes e, em Minas Gerais, são 62. Essa filiação é importante por possibilitar o contato com várias empresas juniores e, em consequência, a troca experiências, além da oportunidade de participar de palestras e reuniões com profissionais renomados de várias áreas, de aprender sobre cultura empreendedora, o que estimula o empreendedorismo dos participantes, e de atuar nas decisões sobre o MEJ.

Para o ano de 2016, a empresa tem, entre os trabalhos em andamento, o Projeto da Base da Polícia Militar de Minas Gerais (PM – MG) em Vespasiano-MG. A firma desenvolverá o projeto hidráulico, sanitário e elétrico do prédio da corporação, que terá três andares.

Dessa forma, de acordo com Otávio, a empresa planeja até o término do ano de 2016 um crescimento de 264% em relação ao ano de 2015.

Foto: Levantamento Topográfico (Valmir Bernardes ao fundo, Otávio Resende à frente).

Segundo Otávio, “fazer parte de uma empresa júnior às vezes é difícil. Conciliar a vida acadêmica com as atividades da empresa nem sempre é fácil, muitas vezes temos de fazer reuniões e atividades até tarde da noite. Porém, é muito gratificante ver os resultados obtidos através de nosso trabalho. Fazemos isto porque gostamos e somos inconformados, queremos impactar a sociedade em que estamos inseridos.â€