Minicursos do Grupo Pet de Engenharia Geológica

• Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 11h50
  • √öltima atualiza√ß√£o em Quarta, 17 de Mai de 2017, 11h58

Ser√£o oferecidos minicursos de B√ļssola-GPS e Organiza√ß√£o em Caderneta de Campo

Publicador por: Airton José da Silva Neto

O curso de B√ļssola-GPS (Global Positioning System) e Organiza√ß√£o em Caderneta de Campo faz parte do projeto Calourada Geol√≥gica. A iniciativa prop√Ķe o desenvolvimento de atividades ligadas a mapeamento, refer√™ncia de localiza√ß√£o e utiliza√ß√£o de instrumenta√ß√£o geotecnol√≥gica b√°sica, para que os alunos da gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o se familiarizem com uma parte do ambiente de estudo.

A metodologia empregada visa a levar aos interessados um primeiro contato, de maneira simples e did√°tica, sobre pr√°tica de confec√ß√£o de bases cartogr√°ficas georreferenciadas, cujo foco √© o mapeamento geol√≥gico e ambiental. Al√©m disso, permite que os novos alunos conhe√ßam as belezas naturais da regi√£o.

A realização do curso, nos períodos 16 de janeiro e 15 e 16 de fevereiro, foi no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas, onde os alunos criaram um mapa da trilha até a cachoeira.

O estudante do quarto per√≠odo de Engenharia Geol√≥gica, Wilker Soares, conta como foi sua experi√™ncia: ‚ÄúNo primeiro per√≠odo participei do curso de b√ļssola e GPS promovido pelo Pet Geologia. Foi um dos meus primeiros contatos com o GPS e a b√ļssola, ferramentas importantes na Geologia, com as quais n√£o temos tanta afinidade e pr√°tica. Por isso, vejo que o curso foi essencial para um conhecimento inicial com a √°rea, apresentando de forma b√°sica o que iremos encontrar no decorrer do curso‚ÄĚ.

Realização do Curso no semestre 15.2 no Parque Cachoeira das Andorinhas

Realização da Atividade

O curso, com duração de 8 horas e que será ministrado pelos próprios alunos integrantes do PET Geologia, será realizado nos dias 2 e 3 de junho. No primeiro dia, a aula, que será do DEGEO (Departamento de Geologia), de 16h30 as 19h30, vai enforcar a utilização da Caderneta de Campo.

No segundo dia, a aula ser√° de B√ļssola e GPS, no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas. O grupo sair√° √†s 07h30 da Pra√ßa Tiradentes, no Centro. Ser√° apresentada breve revis√£o te√≥rica sobre sensoriamento remoto, sistemas de informa√ß√Ķes geogr√°ficas e posicionamento global e representa√ß√Ķes cartogr√°ficas. Em seguida, uma atividade dirigida √© promovida, de modo que o instrutor e os monitores acompanhem e auxiliem na sua execu√ß√£o, de acordo com as normas cartogr√°ficas previamente estabelecidas.

Inscri√ß√Ķes

A data das inscri√ß√Ķes ser√° divulgada em breve no Facebook do PET de Geologia e da Escola de Minas. Podem participar alunos de qualquer curso da UFOP e moradores da comunidade ouro-pretana.