Abertura da II Semana de Recepção aos Calouros da Escola de Minas

imagem sem descrição.

Abertura da II Semana de Recepção aos Calouros da Escola de Minas

Fernando Ribeiro

Nessa segunda-feira (15/05), foi aberta a II Semana de Recepção aos Calouros da Escola de Minas no auditório do DEGEO.  Até a sexta-feira (19/05), haverá palestras de orientação aos calouros da EM e atividades específicas organizadas pelos Centros Acadêmicos.

O diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, abriu o evento com uma palestra em que apresentou a história da EM até a criação da UFOP. Falou ainda sobre as entidades acadêmicas e suas funções, destacando a importância da participação ativa dos alunos e ex-alunos.

Como exemplo, o Prof. Issamu falou da criação da REM (Revista da Escola de Minas) – a primeira revista cientifica de mineralogia no Brasil, da Sociedade Excursionista Espeleológica e do Restaurante da Escola de Minas, que foram iniciativas de alunos da Escola. Ressaltou também a importância da Fundação Gorceix, criada a partir da iniciativa de ex-alunos.

O professor Dr. Issamu Endo abrien a II semana de recepção ao calouros da Escola de Minas

Aula Magna

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram a aula magna ministrada no auditório 2 do DEGEO pelo Arquiteto e Urbanista Alexandre Brasil, graduado pela Escola de Arquitetura da UFMG e mestre em Construção Metálica pela Escola de Minas.

Aula Magna do curso de Arquitetura e Urbanismo

A aula magna para os alunos dos cursos de engenharia foi proferida pelo Eng. José Armando de Figueiredo Campos, graduado em Engenharia de Minas pela Escola de Minas na turma de 1972.

José Armando relatou aos calouros as suas primeiras experiências em Ouro Preto, como aluno da Escola de Minas e morador da República Pulgatório, lembrando que os calouros devem buscar equilíbrio durante a sua vida estudantil.

O palestrante comentou também sobre sua carreira profissional e como se tornou presidente de ArcelorMittal, ressaltando a “importância de trabalhar em grupo, de ter empatia e ser transparente”.  Disse ainda que os novos alunos devem, durante o curso, “aprender a buscar o conhecimento, pois o mesmo tem prazo de validade”.

Aula magna ministrada aos calouros de Engenharia

O calouro Vinícius Ibraim, do curso de Engenharia de Minas, disse estar impressionado com a história e o nome da Escola de Minas e ao mesmo tempo empolgado com toda a estrutura que a UFOP oferece. Vinícius diz também que foi muito inspirador ouvir tanto a história profissional quanto pessoal na época de estudante do engenheiro José Armando.