Inaugurado Laboratório do ITV

• Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2017, 08h21
  • Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 17h46

Foto: Gabriel Campbell

Cerimônia de inauguração concretiza instalação do Instituto Tecnológico Vale na UFOP

Gabriel Campbell

O evento de inauguração do Instituto Tecnológico Vale, na tarde desta quarta-feira (17), contou com a presença da Reitora da UFOP, Prof.ª Cláudia Aparecida Marliére de Lima, do Vice-Reitor, Prof. Hermínio Arias Nalini Júnior, do diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, do diretor-presidente do ITV, Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, do diretor científico do ITV, Laurindo de Salles Leal Filho, do diretor executivo do ITV, Sandoval Carneiro, e do presidente executivo da Fundação Gorceix, professor Cristovam Paes de Oliveira.

A instalação do Laboratório na UFOP foi resultado de um convênio firmado entre a Universidade e o Instituto. A UFOP cedeu a área de 1.200m², na qual o prédio está edificado, e, em contrapartida, o ITV forneceu os recursos financeiros para a realização das obras. O convênio conta ainda com o auxílio de bolsas oferecidas pelo governo através da Capes. O convênio também prevê a utilização do espaço no desenvolvimento de projetos de pesquisa cooperativos pelos demais laboratórios da UFOP.

Segundo o diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, “a importância para os alunos é a disponibilização de um espaço com equipamentos de ponta que podem auxiliar na pesquisa e aprendizado, gerando impactos positivos tantos sociais quanto acadêmicos”. Ele reforça ainda que este é um case de excelência laboratorial nos programas de pós-graduação e nas formas de fazer a gestão administrativa desses laboratórios, sendo este o foco principal do ITV.

foto: Gabriel Campbell

Diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, discursando sobre a importância do Parque Laboratorial na EM

Compartilhamento de espaço e de expertises

A proposta é que o laboratório seja constituído de áreas de uso comum e salas de laboratórios para execução de pesquisa do Macro Programa de Pesquisa Melhoramento do Desempenho da Concentração de Minério de Ferro por Flotação.

De acordo com a Reitora da UFOP, Prof.ª Cláudia Marliére, essa parceria privada vem, no caso da UFOP, com uma proposta de dar maior suporte à área de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico. “Com isso, acredito que possa gerar mais desenvolvimento econômico e social. Devemos começar a ter outra visão a respeito da área extrativista da mineração, em que os envolvidos encontrem soluções com novos produtos, que contribuam com a sustentabilidade e qualidade de vida”.

Foto: Gabriel Campbell

Representantes da Vale apresentam os laboratórios à Reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére de Lima

Um dos motivos para instalação do ITV na Escola de Minas, segundo o diretor-presidente do programa, Luiz Mello, é a tradição histórica da instituição de dedicação à pesquisa e à inovação. “Essa tradição se materializa instaurada em competência dos pesquisadores e de conhecimento”, destaca Luiz.

De acordo com ele, a inauguração do laboratório dentro do campus da UFOP facilita e propicia a interação entre os pesquisadores do ITV e os da UFOP. “O objetivo para os próximos anos é continuar a trajetória de crescimento do ITV, agregando de novas linhas de pesquisa e consolidando as que já estão em atividade”.

Para Luiz Mello, é através da interação entre os seres humanos que surgem novas ideias e oportunidades. Assim, a Vale e a UFOP estarão mais próximas, podendo uma instituição colaborar com soluções de problemas e criação de novos projetos para a outra. Além disso, com o uso compartilhado do espaço e da expertise das duas instituições, os resultados das pesquisas em curso serão potencializados.