III Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escola de Arquitetura

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 13h37
  • Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 08h36

Caio Henrique Duarte Gonzaga

Ouro Preto irá sediar o III Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura – ENEEEA, no período de 07 a 09 de junho de 2017, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento, um dos maiores do Brasil nessa área, visa a atualizar e ampliar a discussão sobre o ensino de estruturas em escolas de Arquitetura, alcançando as possibilidades de articulação dos conteúdos próprios da concepção estrutural em Arquitetura com as demais disciplinas aplicadas na formação profissional.

O evento destina-se não só aos docentes ligados ao ensino de Estruturas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo - e mesmo da Engenharia Civil -, mas também aos que trabalham com o ensino de Projeto e de Tecnologias da Construção. O objetivo ao reunir professores dessas áreas em comum é buscar um diálogo cada vez mais transdisciplinar e abrangente na promoção da formação de um arquiteto-urbanista mais capacitado para enfrentar os desafios concretos apresentados pela profissão.

Tema do Encontro

Entre os principais problemas enfrentados no ensino de estruturas a serem discutidos no III ENEEEA estão a desarticulação entre ensino de estruturas e ensino de projeto arquitetônico; a hegemonia do concreto armado no âmbito do ensino de estruturas e ausência de estratégias de ampliação de repertório, além da democratização do acesso ao conhecimento acerca das estruturas. Embora tenha surgido literatura de mais fácil acesso nos últimos anos, é preciso um esforço para a produção de recursos e materiais didáticos adequados.

A atualização da discussão acerca do ensino de estruturas está orientada para os seguintes objetivos:

(a) Rever o ensino de estruturas nas escolas de Arquitetura em função do surgimento de novas abordagens de ensino e articulações dos projetos pedagógicos;

(b) Incentivar a articulação entre ensino de projeto e de estruturas;

(c) Divulgar a produção de recursos didáticos da área, especialmente da que articula concomitantemente ensino de projeto e de estruturas;

(d) Promover a difusão de propostas inovadoras a partir da articulação entre centros de pesquisa e ensino;

(e) Fomentar a cooperação na pesquisa científica da área;

(f) Fomentar propostas de formação docente, como cursos de formação e atualização, atividades de canteiro e extensão.

A promoção é da Universidade Federal de Ouro Preto em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de São Paulo/São Carlos.

Perfil do Facebook