III Workshop de Geofísica da Escola de Minas

• Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 15h33
  • √öltima atualiza√ß√£o em Ter√ßa, 24 de Abril de 2018, 14h00

Nos dias 3 a 6 de abril, o Departamento de Geologia (DEGEO) recebeu o III Workshop de Geof√≠sica da Escola de Minas, com o tema ‚ÄúPerspectivas da Aplica√ß√£o Geof√≠sica‚ÄĚ. Cerca de 100 participantes, o dobro do n√ļmero de inscritos no ano anterior, estiveram presentes no Workshop, que promoveu palestras sobre a aplica√ß√£o da geof√≠sica em v√°rios cen√°rios como geof√≠sica aplicada a barragens e √†s rochas ornamentais, √°rea de petr√≥leo e g√°s, an√°lise do mercado para Geoci√™ncia e o ponto de vista de v√°rios profissionais da √°rea acerca das perspectivas para a profiss√£o.

O Workshop de Geofísica da Escola de Minas é promovido pela Sociedade de Geofísica Aplicada (SGA) e contou com o patrocínio da Fundação Gorceix, Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) e Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGF), além do apoio do Instituto Inovatte, Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), Sociedade de Geofísicos de Exploração (SEG), Escola de Minas e UFOP para realização do evento.

Durante o evento, foi prestada uma homenagem ao principal incentivador da Geoci√™ncia no DEGEO, o Prof. Antonino Borges, pela Prof.¬™ Maria S√≠lvia Carvalho Barbosa. Al√©m das palestras, os estudantes participaram de um minicurso sobre radiometria, ministrado pela Prof.¬™ Maria S√≠lvia e pelo ex-aluno da Escola de Minas, Lu√≠s Souza, Engenheiro Ge√≥logo da Ral Projetos.

Sobre a SGA

A entidade, fundada em 2015, √© composta por alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob orienta√ß√£o da Profa. Dra. Maria S√≠lvia Carvalho Barbosa que, al√©m de professora titular da mat√©ria de Geof√≠sica, ministrada aos alunos de Engenharia Geol√≥gica da Institui√ß√£o, √© orientadora de v√°rios trabalhos de conclus√£o de curso, principalmente no √Ęmbito da geof√≠sica.

Al√©m do Workshop de Geof√≠sica da Escola de Minas, a SGA tem trabalhos sociais voltados para a divulga√ß√£o da ci√™ncia geof√≠sica para a sociedade e um estudo, orientado pela Prof.¬™ Maria S√≠lvia, para capacita√ß√£o dos membros da institui√ß√£o em projetos da feitos em parcerias com empresas e outras institui√ß√Ķes.

A sala da SGA fica na sala 14 no DEGEO e, semestralmente, a organiza√ß√£o seleciona novos membros, sendo que todos os estudantes da institui√ß√£o podem participar do processo seletivo. Para mais informa√ß√Ķes sobre a entidade acesse o link.