4ª Roda de Conversa da Engenharia de Produção

• Publicado: Sábado, 23 de Junho de 2018, 15h00
  • Última atualização em Sábado, 23 de Junho de 2018, 15h02

Publicado por: Murilo de Oliveira Lima Santos

Organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (Chapa Produtiva - 2017/2018) e pela PROJET (Empresa Júnior de Engenharia de Produção), a 4ª Roda de Conversa foi realizada na última quinta-feira, dia 13/06, no Auditório da Fundação Gorceix.

A proposta da Roda de Conversa é criar um diálogo dinâmico e aberto entre pessoas ligadas ao meio acadêmico e ao mundo profissional, promovendo a discussão de temas relacionados à Engenharia de Produção, suas tendências em diversas áreas de atuação no Brasil e no exterior.

A ideia de criação do evento surgiu da necessidade de os alunos do curso de Engenharia de Produção contarem com espaços de diálogo, debates e ações e também, de forma interativa, conhecer o que há de mais novo aplicado diretamente na academia e na indústria.

Nesta última edição, o tema “Metodologia Seis-Sigma” foi apresentado pelo palestrante Ricardo K. Nagano, Master Black Belt e diretor da RL&Associados.

Ricardo K. Nagano explicou que a Seis Sigma é uma metodologia desenvolvida originalmente pela Motorola, que leva as empresas à alta performance por meio da redução da variabilidade nos processos, focando no “zero defeitos”. Indo além, é uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias na qualidade dos produtos e serviços para a satisfação dos clientes, gerando resultados e economias de alto impacto.

Nagano, em sua palestra, ressaltou que “a capacitação do aluno para se tornar um profissional com conhecimentos na metodologia de resolução de problemas “Seis-Sigma” é essencial para se diferenciar no mercado de trabalho e para que ele tenha um novo olhar sobre a engenharia”.

Foto: Murilo Santos