Reabertura do Observatório Astronômico da Escola de Minas

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 11h26
  • Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 11h55

Reabertura do Observatório Astronômico da Escola de Minas

A Escola de Minas, juntamente com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (SEAOP), reabriu na última quinta, dia 25 de abril de 2019, o Observatório Astronômico da Escola de Minas de Ouro Preto para treinamentos de alunos de graduação em observação noturna do céu. O evento aconteceu na cúpula primária, onde está instalado o telescópio principal Gustav Heyde e contou com a presença dos professores Almir Ferreira (DEARQ), Elton Destro (DEMIN) e Hermano Velten (DEFIS).

O observatório junto ao complexo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, sediado na Praça Tiradentes, atenderá visitantes, turistas e público em geral que tenha interesse pelo mundo dos corpos celestes.

Ademais, como espaço pedagógico, o observatório se caracteriza por ser único e diferenciado na divulgação da ciência. Foi criado no final do século XIX para dar suporte às disciplinas de Astronomia de Posição e Geodésia dos cursos de engenharia da Escola de Minas. Conta hoje, com um acervo que inclui peças únicas no Brasil, como a esfera armilar, o simulador de eclipses, o globo das constelações, do planeta Marte e da Lua. Com a extinção da disciplina Astronomia de Posição da grade curricular, o Observatório voltou suas atividades à pesquisa, à extensão e à divulgação científica, em atendimento ao público visitante.

O momento não poderia ser mais adequado, uma vez que, diante dos acontecimentos recentes, o avanço da ciência contemporânea trouxe a confirmação da teoria da relatividade de Einstein e abriu novamente, espaço para os estudos astronômicos, assim como foi o ano de 1986, marcado pela passagem do cometa Halley, outro grande marco para a astronomia.

Telescópio principal Gustav Heyde.