Medições Gravimétricas nas dependências da Escola de Minas

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 17h23
  • Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 17h23

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Centro de Estudos de Geodésia (CENEGEO) realizaram na última sexta, 26 de abril, medições de valores gravitacionais na Estação de Referência Básica Gravimétrica, situada nas dependências da Escola de Minas. Essas medições foram acompanhadas pelo professor Almir Ferreira do Departamento de Arquitetura (DEARQ).

Em diversas áreas das Ciências da Terra, a informação gravimétrica exerce papel de grande importância, como na Geodésia, Geologia e Geofísica, onde as informações podem ser aplicadas nos estudos da forma da Terra e na investigação de estruturas geológicas (IBGE).

A estação situada na Escola de Minas é uma dentre outras que existem espalhadas por Minas Gerais, geralmente distanciadas entre si em aproximadamente 150 km.

Essas medições retornam valores de gravidade cuja finalidade é dar subsídio aos modelos que descrevem o comportamento da Terra, permitindo o aperfeiçoamento de tecnologias que utilizam o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com a utilização de um moderno equipamento denominado Gravímetro Absoluto A10, valores mais precisos são obtidos.

Medições de valores gravitacionais realizadas na Estação de Referência Básica Gravimétrica, situada nas dependências da Escola de Minas, em 26 de abril de 2019.