Curso de Perícia Criminal Ambiental é organizado pelo PET Engenharia Ambiental

• Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2014, 16h28

Jéssica de Fátima

O Curso de Perícia Criminal Ambiental aconteceu na última terça-feira (02) no Auditório da Escola de Minas. Organizado pelo PET Engenharia Ambiental e ministrado por Rodrigo Grazinoli Garrido (Biomédico, Perito Criminal da Polícia Civil do RJ, Diretor do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, Docente da Universidade Católica de Petrópolis e da UFRJ), o curso trouxe como ementa: noções de ciência forense, peritos e perícias, perícia criminal ambiental e outros assuntos ligados à área.

O PET recebeu 40 inscrições de alunos do curso de Engenharia Ambiental para participar do workshop. Segundo Rodrigo, há uma certa importância no envolvimento de engenheiros ambientais, principalmente na área de perícia ambiental. “Todo crime, inclusive crime ambiental, quando deixa vestígios, é necessária a perícia. Muitas vezes o engenheiro ambiental por ter conhecimento específico da área pode ter que trabalhar como perito nesse setor”, comenta o Professor.

Ele também explica que para prestar um concurso para atuar como perito é necessária apenas a formação superior. Dessa forma, um engenheiro ambiental não precisa atuar somente como perito de crimes ambientais, ele também pode trabalhar com perícias em outras áreas que não tenham ligação direta com sua formação.

Foto tirada por Monique Camargo Torquetti