Humanista, pré-vestibular para todos

• Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2014, 12h20

Jéssica de Fátima

O Humanista é um curso pré-vestibular que surgiu em 2003 como projeto de extensão da UFOP. Coordenado inicialmente pelo Prof. Luiz Fernando Ríspoli o projeto se estabelece com a iniciativa de alunos das engenharias que passam a ministrar aulas gratuitamente no ICEB para pessoas aqui da região de Ouro Preto.

A princípio, o cursinho tinha uma parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, que colaborava pagando uma bolsa para parte do quadro de professores. Posteriormente, o Humanista ganhou uma maior proporção e cresceu. Em 2007, a Prof.ª Maria Perpétuo Socorro assumiu a coordenação geral do projeto e conseguiu também uma parceria com a Fundação Gorceix, que além de suprir as bolsas dos professores voluntários, fez a doação do material utilizado pelos alunos durante o curso.

O Coordenador adjacente do curso, Luiz Carlos Garcia, explica que os professores do projeto são alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFOP. Eles passam por um processo de seleção, realizando prova escrita na qual o candidato precisa conseguir uma média de 70% e, posteriormente, ocorre uma avaliação da banca composta por membros da coordenação e professores que já fazem parte do cursinho. Já os alunos que desejam participar do cursinho são selecionados por um edital, preenchendo uma ficha de inscrição e entregando documentos solicitados, pois a seleção de alunos é feita através de avaliação socioeconômica e tempo para conclusão do ensino médio.

O projeto é 100 % gratuito e visa a auxiliar adolescentes carentes de escolas públicas que estão no ensino médio e pretendem realizar o ENEM. O período de duração do Humanista é de Março a Novembro e normalmente o cursinho consegue atender 280 pessoas por ano. “O Humanista com certeza é um grande promotor do acesso da comunidade ouro-pretana à UFOPâ€, comenta Luiz.