Humanista, pré-vestibular para todos

• Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2014, 12h20

Jéssica de Fátima

O Humanista é um curso pré-vestibular que surgiu em 2003 como projeto de extensão da UFOP. Coordenado inicialmente pelo Prof. Luiz Fernando Ríspoli o projeto se estabelece com a iniciativa de alunos das engenharias que passam a ministrar aulas gratuitamente no ICEB para pessoas aqui da região de Ouro Preto.

A princípio, o cursinho tinha uma parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, que colaborava pagando uma bolsa para parte do quadro de professores. Posteriormente, o Humanista ganhou uma maior proporção e cresceu. Em 2007, a Prof.ª Maria Perpétuo Socorro assumiu a coordenação geral do projeto e conseguiu também uma parceria com a Fundação Gorceix, que além de suprir as bolsas dos professores voluntários, fez a doação do material utilizado pelos alunos durante o curso.

O¬†Coordenador adjacente do curso, Luiz Carlos Garcia, explica que os professores do projeto s√£o alunos de gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o de diversos cursos da UFOP. Eles passam por um processo de sele√ß√£o, realizando prova escrita na qual o candidato precisa conseguir uma m√©dia de 70% e, posteriormente, ocorre uma avalia√ß√£o da banca composta por membros da coordena√ß√£o e professores que j√° fazem parte do cursinho. J√° os alunos que desejam participar do cursinho s√£o selecionados por um edital, preenchendo uma ficha de inscri√ß√£o e entregando documentos solicitados, pois a sele√ß√£o de alunos √© feita atrav√©s de avalia√ß√£o socioecon√īmica e tempo para conclus√£o do ensino m√©dio.

O projeto √© 100 % gratuito e visa a auxiliar adolescentes carentes de escolas p√ļblicas que est√£o no ensino m√©dio e pretendem realizar o ENEM. O per√≠odo de dura√ß√£o do Humanista √© de Mar√ßo a Novembro e normalmente o cursinho consegue atender 280 pessoas por ano. ‚ÄúO Humanista com certeza √© um grande promotor do acesso da comunidade ouro-pretana √† UFOP‚ÄĚ, comenta Luiz.