Incio do contedo da pgina

Equipe sucatão constrói robôs para competições

• Publicado: Terça, 06 de Janeiro de 2015, 20h29
  • Última atualização em Terça, 06 de Janeiro de 2015, 20h29

Breno Reis, Danielle Campez e Edione Abreu

Alunos e professores dos cursos de Engenharia Mecânica e de Controle e Automação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participam do projeto que desenvolve robôs para competições. A Equipe Sucatão surgiu em 2004, a partir da utilização de materiais usados, adquiridos em ferros velhos, o que deu origem ao seu nome. Atualmente, a iniciativa tem o apoio da Fundação Gorceix e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Em 2014, o grupo ficou em quarto lugar durante uma competição realizada em São Paulo.

O orientador do projeto, professor Agnaldo Reis, explica que os robôs foram evoluindo com o tempo e estão mais inteligentes. “Hoje há alguns desenvolvidos para a realização de tarefas mais especificas, como por exemplo, o robô para jogar Hockey, destaca Reis.

Participam da Equipe Sucatão em média entre 15 e 20 estudantes que ano passado, com o robô Aleijadinho, ficou em quarto lugar no Winter Challenge, realizado no Instituto Mauá de Tecnologia. O professor ressalta que esses momentos são importantes, pois ocorre o intercâmbio entre outras equipes do Brasil e do exterior, o que ajuda no aprimoramento técnico.

Um robô é desenvolvido em várias etapas, passando pela elaboração do pré-projeto, simulações, montagem de protótipo, além de inúmeros testes. Ainda segunda Reis, outro momento importante são as discussões em sala de aula, que abordam questões mais teóricas, como o uso de sensores, motores e instrumentação. “São utilizados os conceitos vistos em várias disciplinas para resolver os problemas que vão surgindo e isto traz uma integração importante entre os cursos”, comenta o professor.

Fim do contedo da pgina