A Diretoria

DIRETOR
José Alberto Naves Cocota Júnior

Doutor em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais – REDEMAT da UFOP-UEMG (2017).
Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).
Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Escola de Minas (2005).

É professor lotado no Departamento de Engenharia de Controle e Automação – DECAT. Enquanto estudante da Escola de Minas, foi vice-presidente (2002-2003) e presidente (2004-2005) da Sociedade Estudantil de Engenharia de Controle e Automação – SEECAT (atual Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação – CAECA), recebeu premiações de melhores trabalhos técnico- científicos do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação – ENECA (2003 e 2004), publicou trabalhos na revista Mecatrônica Fácil (Editora Saber), e foi membro fundador da equipe de competição de robôs da Escola de Minas (Sucatão).  Como egresso, trabalhou no projeto e instalação dos primeiros robôs para projeção de massa refratária em fornos elétricos da América do Sul (Siderúrgica Barra Mansa). Posteriormente, trabalhou como técnico no Ministério das Cidades no Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade do Habitat (PBQP-H) e foi consultor ad hoc da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP na área de sistemas construtivos inovadores. Foi professor na Universidade Paulista – UNIP, no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e no Instituto Federal de Brasília – IFB. Após seu retorno à Escola de Minas, em 2012, foi presidente do Núcleo Docente Estruturante e coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação (2013-2015), período em que o curso obteve o maior número de diplomações e as melhores avaliações pelo MEC, RUF e Guia do Estudante. Foi coordenador da Seção de Integração Escola Empresa – SIEE da Escola de Minas (2018-2019) e chefe do DECAT (2018-2021). Foi vice coordenador do programa de pós- graduação Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração – PROFICAM. Foi professor homenageado pelas turmas de Engenharia de Controle e Automação da UNIP (2012-1), de Engenharia Elétrica da UNIP (2011-1, 2012-1 e 2012-2), de Engenharia Mecânica da UDF (2014-1) e de Engenharia de Controle e Automação da Escola de Minas (2013-2, 2014-2, 2015- 2 e 2016-1) e patrono pelas turmas de Engenharia de Controle e Automação da Escola de Minas (2015-1 e 2016-2).

VICE-DIRETOR
Cláudio Eduardo Lana

Mestre e Doutor em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais – PPG-ECRN (2004 e 2010).
Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas (2002).

Enquanto graduando, foi bolsista do grupo PET-DEGEO, por meio do qual participou de diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. Foi representante discente junto à Assembleia Departamental (1999-2000) e à Comissão Eleitoral para a diretoria da Escola de Minas (2002). Ao fim do curso de graduação foi agraciado com o prêmio Geosol-Lakefield (melhor aluno do curso de Engenharia Geológica) e com a menção John Van Nostradamus Dorr II (melhor monografia de graduação). Como pós-graduando, foi Coordenador de Cultura, Divulgação e Eventos da Associação de Pós-Graduandos da UFOP (2003-2004) e representou os discentes junto à então Comissão de Pós-Graduação do PPG- ECRN (2005-2006). Após lecionar para o curso de Geografia da Faculdade Santa Rita (FASAR), em Conselheiro Lafaiete, compôs a equipe responsável pela fundação, consolidação e reconhecimento do curso de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2006-2012), tendo sido coautor de seu Projeto Político-Pedagógico e atuado como membro do Colegiado (2006-2009), do Núcleo Docente Estruturante – NDE (2006- 2012) e da Comissão Própria de Avaliação de Curso (2009-2012). Foi também Coordenador do Laboratório de Sedimentologia (2010-2012) e Subchefe de Departamento (2012). Ainda na UFES, assumiu a subcoordenação do Projeto CT-Infra Novos Campi 05/2006, acompanhando a obra do edifício do Departamento de Geologia e respondendo pela aquisição de mobiliário e equipamentos. A partir de 2012, retornando ao DEGEO – UFOP por concurso público docente, foi membro do Colegiado de Graduação, da Comissão de Graduação (atual NDE) e do PPG-ECRN. Ocupou os cargos de Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Pró- Reitor de Planejamento e também participou da fundação da Rede Alumni Escola de Minas, sendo seu primeiro Diretor Vice-Presidente. Como representante dos docentes do DEGEO junto ao Conselho Departamental (CDEM), compôs a Comissão Especial para Revisão dos Regimentos Internos da Escola e do próprio CDEM. Atualmente é tutor da Empresa Júnior de Engenharia Geológica (Geo Jr.), membro da comissão de Estágios do DEGEO, orientador e co-orientador de estudantes de graduação, mestrado e doutorado em projetos de pesquisa e extensão que investigam a evolução da paisagem e a influência de aspectos geológicos sobre o ciclismo de montanha.

Secretária Executiva
Érica Cristina dos Santos